PUBLICIDADE
Notícias

Receita disponibilizará tutorial para declaração do IR

16:13 | 23/02/2012
A partir de amanhã estará disponível no site da Receita Federal um tutorial - espécie de linha do tempo - com a trajetória que o contribuinte precisa seguir para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A linha está dividida em quatro etapas, começando com o download do programa até a fase final de restituição do Imposto de Renda. O programa também poderá ser baixado pelo contribuinte a partir das 8h de amanhã no site do órgão, mas o envio do documento só será permitido a partir de 1º de março.

A secretária adjunta da Receita, Zayda Manatta, informou que o tutorial teve 26,361 milhões de acessos no ano passado. "Foi um sucesso. Os contribuintes aprovaram", afirmou. Segundo ela, 80 mil pessoas responderam em 2011 ao questionário de satisfação. Deste total, 89% informaram ter encontrado o que procuravam e 95% disseram que as respostas são de fácil compreensão.

A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta Cardozo, destacou que, pelo tutorial, além de ter uma visão completa do processo, o contribuinte pode ter acesso a diversos serviços, como retirar o extrato da declaração do IRPF e emitir as guias de DARF para pagamento do imposto devido.

TAGS