PUBLICIDADE
Notícias

R. Unido, Suécia e Holanda reprovam orçamento da UE

14:43 | 21/02/2012
O Reino Unido, a Holanda e a Suécia votaram nesta terça-feira contra a aprovação do orçamento de 122 bilhões de euros de 2010 da União Europeia, por causa do nível inaceitável de erros no documento. Os três países pediram que a Comissão Europeia aprove com urgência melhorias no gerenciamento financeiro do processo de gastos.

Após uma reunião de ministros de Finanças da UE, os ministros das Finanças britânico, George Osborne, o sueco, Anders Borg, e o holandês, Jan Kees de Jager, disseram que a atual época de desafios torna mais importante para os Estados-membros a adoção dos mesmos padrões para o orçamento da UE que para o orçamento nacional.

Em comunicado conjunto, os três ministros disseram que é preciso haver melhorias urgentes na qualidade do gerenciamento financeiro da UE. O Reino Unido criticava há tempos os aumentos anuais nos gastos da UE, e com a crise financeira essa posição passou a ganhar simpatia de outros membros.

As três nações votaram contra o orçamento após o Tribunal de Auditores, órgão da UE que monitora o orçamento, pedir uma auditoria qualificada do orçamento, pois a taxa de erro estava em 3,7% - acima do limite de 2% necessário para a aprovação da corte. É o 17º ano consecutivo que o tribunal pediu essa auditoria. O Reino Unido disse estar particularmente preocupado com o fato de a taxa de erros aumentar nos últimos anos - ela estava em 3,2% em 2009. As informações são da Dow Jones.

TAGS