PUBLICIDADE
Notícias

R.Unido:setor público tem maior superávit em 4 anos

08:34 | 21/02/2012
O governo do Reino Unido teve seu maior superávit em quatro anos em janeiro, tornando mais provável que o ministro das Finanças britânico, George Osborne, consiga cumprir sua meta para tomada de empréstimos este ano.

O empréstimo líquido ao setor público estava negativo em janeiro - o que significa um superávit - em 7,8 bilhões de libras -, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais hoje. É o maior superávit desde janeiro de 2008, graças ao crescimento anual em receitas superando o aumento nos gastos do governo. Os economistas esperavam um superávit do setor líquido de 6,4 bilhões de libras, segundo pesquisa da Dow Jones na semana passada.

Durante este ano fiscal, a tomada de empréstimos ficou em 93,5 bilhões de libras. É uma queda de 15,7 bilhões de libras em comparação com o mesmo período do ano anterior. Faltando dois meses para o fim do ano fiscal, o número é bem menor que a previsão de 127 bilhões libras para o ano todo do governo.

Cortar a meta de empréstimos daria a Osborne munição para argumentar que seu programa de corte de gastos para controlar a dívida nacional está funcionando.

Osborne tem sido pressionado para relaxar o programa de austeridade a fim de fortalecer o crescimento, enquanto a economia se enfraquece. O ministro revelará seus novos planos para apoiar o crescimento em seu comunicado sobre o orçamento, no fim de março. As informações são da Dow Jones.

TAGS