PUBLICIDADE
Notícias

Programa do IRPF tem capacidade ampliada pela RF

16:17 | 23/02/2012
A coordenadora-geral de Tecnologia da Informação da Receita Federal, Cláudia Maria de Andrade, informou hoje que o site do Fisco tem uma capacidade para um milhão de "downloads" por dia do programa para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012, ano base 2011. A capacidade foi ampliada em 20%. O programa estará disponível no site do órgão a partir de 8h desta sexta-feira.

A Receita está preparada para receber, em média, 3,5 milhões de declarações por dia. Segundo a coordenadora, essa capacidade também foi ampliada em 20% com base na média de envio de documentos no ano passado. Ela explicou que, nos primeiros dias, a Receita recebe entre 150 mil a 200 mil declarações por dia, atingindo 3,5 milhões de envios nos últimos dias do prazo.

"A Receita minimizou o risco de congestionamento este ano. Temos servidores diferentes para recebimento das declarações e outro para download do programa", afirmou. O prazo de entrega das declarações de IRPF começa no dia 1º de março e termina em 30 de abril. Ela lembrou que o sistema fica fora do ar, todas as madrugadas, entre a 1 hora e as 5 horas da manhã.

Cláudia informou também que o programa de IR não poderá ser baixado em tablets ou smartphones. Segundo ela, está em estudo na Receita a possibilidade de se criar um aplicativo para tablets. A Receita tem dúvidas se o custo do programa corresponde à utilidade deste aplicativo. "Estamos em um processo de avaliação porque tem um custo com dinheiro do contribuinte", destacou o supervisor nacional do programa IRPF, Joaquim Adir.

TAGS