PUBLICIDADE
Notícias

Premiês de 12 países propõem modernização da UE

13:11 | 20/02/2012
Os chefes de governo de 12 países da União Europeia enviaram uma carta as autoridades em Bruxelas, descrevendo um programa de crescimento regional, com foco em reformas em algumas regras do grupo. A carta está assinada pelos primeiros-ministros do Reino Unido, Holanda, Itália, Estônia, Letônia, Finlândia, Irlanda, República Checa, Eslováquia, Espanha, Suécia e Polônia.

Os líderes dizem que a Europa enfrenta uma crise de crescimento e que, ao mesmo tempo que esforços para colocar as finanças nacionais em um caminho sustentável sejam essenciais, é necessário que uma ação seja tomada para modernizar as economias do bloco.

A carta antecipa-se ao início do encontro de ministros das finanças da zona do euro e da União Europeia, hoje e amanhã, respectivamente, e ao encontro de cúpula da União Europeia nos dias 1 e 2 de março.

"Com uma ação corajosa e efetiva, e políticas sólidas, poderemos recuperar o dinamismo europeu e colocar nossas economias novamente no caminho da recuperação econômica", diz a carta.

O programa envolve o fortalecimento do mercado comum da União Europeia, com a redução dos prejuízos regulatórios e defende a simplificação das licenças de internet e dos pagamentos online entre os países.

A carta também diz que a União Europeia deve cumprir com seus compromissos relacionados a um mercado de energia eficiente até 2014. O grupo propõe a criação de um regime amplo que permita que os fundos de venture capital (de investimento em empresas nascentes) operem em uma base pan-europeia. As informações são da Dow Jones.

TAGS