PUBLICIDADE
Notícias

Justiça investigará 44 fabricantes de eletrônicos

18:10 | 28/02/2012
O Ministério da Justiça informou hoje que decidiu abrir processos de investigação contra 44 fabricantes de produtos eletrônicos, como tubos, painéis e memórias, que estariam participando de cartéis. A consequência de um acerto entre as companhias seria a elevação de preços de produtos eletrônicos, como televisões, computadores e componentes eletrônicos.

A prática, que seria liderada por cinco tipos de cartel em todo o mundo, foi identificada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério de 1998 a 2009. De acordo com a assessoria do MJ, investigações similares já estão em andamento em outros países, algumas com desfecho negativo para as empresas e seus principais executivos. Se também forem punidas no Brasil, as companhias terão de pagar de 1% a 30% de seu faturamento.

Entre as investigadas estão marcas conhecidas, como Samsung, LG e Toshiba. Já entre as empresas lesadas estariam Apple, Compaq, IBM e HP, entre outras. Após encerradas as investigações na SDE, os processos serão julgados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

TAGS