PUBLICIDADE
Notícias

Juncker espera acordo definitivo sobre Grécia ainda hoje

12:27 | 20/02/2012
O presidente do grupo de ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo), Jean-Claude Juncker, afirmou nesta segunda-feira mostrou-se otimistas com a possibilidade de que os 17 ministros de Finanças da zona do euro fechem um pacote de ajuda para a Grécia, mais tarde nesta segunda-feira.

"Eu gostaria que houvesse um acordo final e definitivo hoje à noite", afirmou Juncker ao chegar para o encontro dos ministros. "A Grécia cumpriu todos os compromissos anteriores que pedimos a ela."

Juncker admitiu que vários pontos ainda precisam ser fechados. "Ainda está em aberto quão longe o setor público pode participar na solução total", afirmou Juncker, referindo-se às recentes conversas sobre a necessidade de o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais permitirem o desconto em suas dívidas em bônus gregos.

Juncker disse que isso também afetaria o grande acordo para troca de dívida entre os investidores privados e a Grécia em relação ao montante de 200 bilhões de euros. "O tamanho final do programa não pode superar os 130 bilhões de euros", afirmou ele.

"Não é do interesse de ninguém ter a Grécia fora da zona do euro. Isso seria uma situação ruim para a Grécia, e não seria uma situação menos pior para a zona do euro." As informações são da Dow Jones.

TAGS