PUBLICIDADE
Notícias

Governo alemão prevê rápida recuperação da economia

10:47 | 09/02/2012
A mais recente previsão do governo da Alemanha para a economia do país espera uma considerável piora no quarto trimestre de 2011, embora tenha dito que há boas chances de uma rápida melhora, reportou o jornal Stuttgarter Zeitung na sua edição de hoje, citando um relatório mensal do Ministério da Economia.

O relatório descreve que a economia alemã perdeu força no último trimestre do ano passado, devido a uma queda de atividade industrial, de acordo com o jornal. Em dezembro, a produção industrial caiu 2,2% no quarto trimestre de 2011, em comparação com o trimestre anterior. As exportações da Alemanha recuaram 4,3% em dezembro, disso o Stuttgarter Zeitung, sem esclarecer se a queda era mensal ou anual.

De acordo com o relatório do Ministério, a economia se desenvolverá modestamente no início deste ano, reportou o jornal. "No entanto, há sinais iniciais de uma estabilização para a economia alemã", afirmou o relatório, acrescentando que as encomendas industriais aumentaram 1,7% em dezembro, sem especificar se o aumento ocorreu em bases mensais ou anuais. "Junto com o brilho de indicadores de sentimento, isso aponta para uma rápida superação da atual fase de enfraquecimento", destacou o relatório do Ministério.

Espanha

O ministro de Finanças da Espanha, Luis de Guindos, afirmou em entrevista a uma rádio que prevê uma contração econômica mais severa no país no trimestre atual do que no quarto trimestre do ano passado, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,3%. A economia espanhola pode não começar a se recuperar antes do final de 2012, quando o desemprego também atingirá o pico, disse.

Guindos afirmou que o governo continua comprometido a cumprir as ambiciosas metas de redução do déficit neste ano, embora elas possam ser revisadas junto com a Comissão Europeia no fim deste mês ou no próximo. De todo modo, o país não pretende elevar mais os impostos, depois de ter feito isso no fim de 2011.

Na semana passada Guindos apresentou uma ampla reforma para o setor financeiro espanhol. Nos próximos dias o governo deverá aprovar uma reforma trabalhista que provavelmente será a peça principal de um abrangente programa de reforma econômica no país.

Portugal

O déficit comercial de Portugal continuou a cair em dezembro, com uma forte retração nas importações e uma leve alta nas exportações, segundo informou hoje a agência de estatísticas do país. As exportações subiram 4,4% em janeiro ante dezembro, enquanto as importações recuaram 16,9%. Com isso, o déficit comercial do país no mês passado caiu para 1,04 bilhão de euros, de 2,06 bilhões de euros em janeiro de 2011.

O governo português, que está sob um programa de resgate internacional para cobrir suas necessidades de financiamento, espera que o saldo da balança comercial se torne positivo no ano que vem. As informações são da Dow Jones.

TAGS