PUBLICIDADE
Notícias

Fracassa tentativa de acordo na Grécia

22:50 | 08/02/2012
A história de promessas quebradas pela Grécia ganhou mais um capítulo ontem. Depois de sete horas de negociações, os líderes políticos gregos fracassaram em chegar a um acordo sobre um pacote de austeridade exigido pela UE e pelo FMI para liberar um resgate de 130 bilhões de euros ao país. O impasse ficou por conta da demanda de Bruxelas para a reduzir aposentadorias.

Os ministros da UE se reúnem no final da tarde desta quinta-feira, na esperança de que, até lá, o último obstáculo para o acordo já tenha sido superado. Para analistas, o fato de a UE ter convocado a reunião de hoje seria um sinal de que o acordo está próximo e de que a pressão sobre Atenas para acabar com os dias de negociação é intensa.

O rascunho do acordo entre a UE e a Grécia já conseguiu ter o apoio para um corte de 22% nos salários mínimos do país, que passaria a ser de 586 euros, e a demissão de 15 mil funcionários públicos.

Os líderes políticos gregos entraram pela madrugada negociando os termos do acordo, enquanto recebiam do FMI mais uma notícia ruim. Pelas novas projeções, a economia grega contrairá em mais 5% em 2012, o dobro do que era previsto e somando já 16% de redução do PIB em cinco anos de crise.

Mesmo assim, Bruxelas não aprovaria o pacote de resgate sem o apoio de todos os partidos ao novo projeto de austeridade. O plano inclui economia extra de 13 bilhões de euros por parte de Atenas até o final de 2014.

TAGS