PUBLICIDADE
Notícias

FMI decide em março sobre ajuda para Grécia

Diretora-geral disse que o FMI acompanharia de perto a implementação dos compromissos anteriores da Grécia

14:10 | 21/02/2012
O conselho do Fundo Monetário Internacional (FMI) decidirá sobre o tamanho de sua contribuição para o pacote de ajuda à Grécia "na segunda semana de março", afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, nesta terça-feira. Em entrevista coletiva após a longa reunião que fechou o acordo, Lagarde disse que era prematuro especular sobre a decisão do conselho. Relatos não confirmados diziam antes do acordo que o FMI cortaria sua contribuição em 50% ou mais no segundo pacote de ajuda, após assumir 30% do primeiro acordo, fechado em 2010.

Lagarde disse que o FMI acompanharia de perto a implementação dos compromissos anteriores da Grécia, bem como o progresso da Europa no fortalecimento das proteções para conter a crise.

O comissário para assuntos monetários da União Europeia, Olli Rehn, falando na mesma entrevista coletiva, disse que, como medida interina, o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) e a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) podem ser geridos simultaneamente, até que o mandato da EFSF expire em 2013. Os 17 países da zona do euro já concordaram em princípio em lançar o ESM em meados deste ano, um ano antes do planejado.

Rehn disse que haverá representantes permanentes da chamada troica - formada por Banco Central Europeu (BCE), FMI e Comissão Europeia - ficarão na Grécia para monitorar a implementação do programa de austeridade, satisfazendo uma demanda dos credores. As informações são da Dow Jones.
AE

TAGS