PUBLICIDADE
Notícias

Fipe: abastecer carro com etanol segue vantajoso em SP

14:49 | 16/02/2012
Continua cada vez mais vantajoso, para o consumidor da cidade de São Paulo, abastecer o carro com álcool combustível. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina diminuiu 1,33 ponto porcentual na segunda semana de fevereiro. No período, a relação ficou em 67,80% e representou queda ante o divulgado no levantamento anterior, quando a relação havia sido de 69,13%. Pelos cálculos da Fipe, a taxa divulgada hoje é a menor desde a terceira semana de junho desde 2011, quando atingiu 65,70%.

Para o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe, Rafael Costa Lima, a redução na relação etanol/gasolina é surpreendente. "Está abaixo do que esperávamos e pode ser que seja um movimento pontual", disse. "Ainda não é possível saber se os preços vão continuar caindo ou vão se estabilizar", disse.

Uma das explicações dos analistas para a queda do etanol em plena entressafra é a notícia de que muitos produtores estocaram produto para abastecer o mercado neste período.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

TAGS