PUBLICIDADE
Notícias

Fecomercio-SP: intenção de consumo sobe 0,9% em janeiro

13:53 | 03/02/2012
O otimismo dos paulistanos em relação ao consumo aumentou 0,9% em janeiro de 2012 na comparação com dezembro de 2011, de acordo com o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgado hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). No mês passado, o indicador atingiu 140,3 pontos, numa escala que varia de 0 a 200 pontos e mostra otimismo acima dos 100. Foi a terceira alta mensal consecutiva.

 

A alta do otimismo foi influenciada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na linha branca e, principalmente, pelo aumento do salário mínimo. "Outro fator importante foi a redução da taxa de desocupação, que fechou dezembro de 2011 em 4,7% na região metropolitana de São Paulo", disse a Fecomercio-SP em nota.

 

Ainda de acordo com a Federação, 56,7% dos paulistanos disseram estar mais seguros no emprego atual, 69,5% acreditam que o momento é mais propenso para avançar na carreira e 61,7% afirmaram que ganham mais agora do que no mesmo período do ano anterior. Com os resultados, a perspectiva de consumo nos próximos meses subiu 3,5% em janeiro em relação a dezembro.

 

A previsão é de que a intenção de consumo das famílias continue a crescer ao longo dos próximos meses, impulsionada pela política de queda da taxa básica de juros (Selic) e incentivo ao consumo do governo federal.

TAGS