PUBLICIDADE
Notícias

Combustíveis ampliam recuo e transportes sobem no IPC-S

15:34 | 23/02/2012
Os preços do etanol e da gasolina aceleraram o ritmo de deflação na terceira quadrissemana de fevereiro, o que, contudo, não foi suficiente para impedir avanço da inflação do grupo Transportes dentro do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), cuja alta passou de 0,28% para 0,30% entre a segunda e a terceira leitura do mês. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, os preços do etanol ampliaram o recuo de 0,93% para 1,18%, enquanto os da gasolina foram de -0,43% para -0,54%.

"A parte de combustíveis está bem tranquila e isso já estava no roteiro, em razão da entrada da safra de cana. Este ano não houve problema de produtividade de colheita por causa de chuvas", afirmou o coordenador do IPC-S e pesquisador da FGV, Paulo Picchetti, sobre os preços do etanol.

Mas embora os combustíveis estejam colaborando para reduzir a inflação de Transportes, outros componentes do grupo estão na direção contrária. "Sobre Transportes, há o efeito das tarifas de transporte público", disse Picchetti. O item Tarifas de Ônibus Urbano, embora tenha desacelerado, ainda subiu 1,44%, de 1,91% na semana passada, enquanto Tarifa de Transporte de Van e Similares avançou 5,12%.

TAGS