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Cafezinho está "pesando" mais no bolso do brasileiro

Pesquisa revela revela que o famoso %u201Ccafezinho%u201D está 10,26% mais caro, sendo o item da refeição fora de casa que sofreu maior aumento em relação a 2011

13:57 | 29/02/2012
O almoço fora de casa custa, em média, R$ 27,46 no Brasil. A revelação é do Índice Alelo de Preço Médio de Refeição 2012. O valor representa um aumento de 2,54% em relação ao levantamento apresentado no ano passado, que apontava a média de R$ 26,78. Nesse mesmo período (janeiro a outubro de 2011), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) específico dos alimentos e bebidas evoluiu 4,76%, e o IPCA geral avançou 5,43%.

O café foi o componente da refeição cujo valor teve aumento mais expressivo, de 10,26%. De acordo com o levantamento, o famoso cafezinho custava em 2010 o valor médio de R$ 2,34, enquanto a pesquisa de 2011 apresentou o custo de R$ 2,58 em média. Em segundo lugar, ficou o preço da bebida, com aumento de 6,42%. Prato e sobremesa tiveram aumentos menores, com, respectivamente, 1,36% e 0,56%.

“Como um produto tradicional da refeição fora de casa do brasileiro, a alta do custo do cafezinho tem grande representatividade na composição do custo médio final da refeição fora de casa. Além do avanço do IPCA específico dos alimentos e bebidas, o preço do café foi fortemente influenciado pela alta do produto no mercado externo e pelo menor crescimento da safra de 2011”, explica Ronaldo Varela, diretor executivo Comercial, Marketing, Produtos e Novos Negócios da Alelo.

A pesquisa avaliou o custo individual de prato principal, sobremesa, bebida e café expresso, compondo assim o valor total da refeição. Da média de R$ 27,46, apontada pela edição deste ano, somente o prato representa aproximadamente 60% do valor da refeição completa, com valor médio de R$ 16,35. A sobremesa, por sua vez, representa R$ 5,38, enquanto a bebida participa com R$ 3,15 e o café, com R$ 2,58.

Os dados, apurados pelo Instituto Datafolha em parceria com a Alelo, administradora de cartões-benefício e cartões pré-pagos, contemplaram entrevistas com 4.312 estabelecimentos de cidades brasileiras realizadas entre 13 de setembro e 19 de outubro de 2011. A pesquisa, em sua terceira edição, é feita com estabelecimentos credenciados à rede Visa Vale, e analisa a refeição no período do almoço, de segunda à sexta-feira.
Redação O POVO Online

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