PUBLICIDADE
Notícias

Irã nunca tentou fechar rota de petróleo, diz ministro

09:25 | 19/01/2012
Ancara - O Irã nunca em sua história tentou fechar o Estreito de Ormuz, rota crucial para o transporte de petróleo que está no centro de uma crescente tensão internacional, afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi. "O Irã nunca tentou impedir, pôr quaisquer obstáculos no caminho dessa importante rota marítima", afirmou Salehi em entrevista à emissora NTV, durante visita à Turquia.

Autoridades iranianas, entre elas o vice-presidente Reza Rahimi, chegaram a ameaçar nas últimas semanas fechar o Estreito de Ormuz, caso o país sofra um embargo internacional a seu petróleo. As declarações geraram nervosismo, com os EUA afirmando que não permitiriam uma ação do tipo. O Estreito de Ormuz é a principal rota para o transporte de petróleo do mundo, levando o óleo produzido no Golfo Pérsico para outras nações.

O Irá é acusado por EUA e outras potências de manter um programa secreto para produção de armas nucleares, o que Teerã nega, garantindo ter apenas fins pacíficos. Recentemente, Washington anunciou novas sanções contra o país, inclusive restringindo os negócios com o Banco Central iraniano, que processa a maior parte das transações de petróleo desta nação. Os EUA buscam o apoio de China, Japão e Coreia do Sul, entre outras nações, para esse embargo. Além disso, os membros da União Europeia discutem um cronograma para embargar o petróleo do Irã, também para pressionar o país a ceder em seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado

 

TAGS