PUBLICIDADE
Notícias

Estudo vai avaliar impacto do Centro de Eventos na economia cearense

O Centro é o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento

15:52 | 23/01/2012

Um estudo para avaliar os impactos do novo Centro de Eventos do Ceará, previsto para ser inaugurado neste semestre, no desenvolvimento da economia cearense será realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parecria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado (Setur).

 

De acordo com informações do Governo do Estado, o primeiro passo foi dado na última sexta-feira, 20, com a visita de diretores, coordenadores e técnicos do Ipece e Setur ao empreendimento, que, quando pronto, terá uma área total (construída) de 176 mil metros quadrados.

Segundo o diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, o estudo vai mostrar a importância do Centro de Eventos para o desenvolvimento do Estado, considerando que o empreendimento proporcionará aumento da produção, geração de emprego (direto e indireto) e tributos, dentre outros, beneficiando diversos setores da economia. A percepção inicial é a de que o Centro deverá provocar mudança significante no setor turístico do Estado, atraindo eventos nacionais ou internacionais.

A comitiva que visitou o Centro de Eventos, além do professor Flávio Ataliba, foi formada pelo diretor de Estudos Econômicos do Instituto, Adriano Sarquis Bezerra de Menezes, que esteve acompanhado de vários técnicos do Ipece; Izelda Rocha, coordenadora Geral da Setur; José Mesquita, coordenador de Estudos de Produtos, e Giovanni Pacheco, coordenador Administrativa Financeiro, ambos da Secretaria de Turismo, dentre outros membros da Secretaria.

Orçada em R$ 437,4 milhões (R$ 380,8 milhões somente obras físicas, escadas e elevadores), a obra foi iniciada em agosto de 2009 e está sendo realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A. O Centro é o segundo maior da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento. O projeto arquitetônico foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada terá as cores e as formas das falésias do litoral leste e sua estrutura lembra o bordado das rendeiras.

Ao todo, são 176 mil metros quadrados de área construída em terreno de 17 hectares, 21 mil metros quadrados de jardins e 3,2 mil vagas de estacionamento. Também serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria. Após construído, o novo centro de eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente. Essa capacidade poderá aumentar de acordo com o porte do evento.

Redação O POVO Online

TAGS