PUBLICIDADE
Notícias

Economia alemã deve ter contraído 0,25% no 4.o tri

10:53 | 11/01/2012
Berlim - A economia da Alemanha provavelmente teve contração de 0,25% no quarto trimestre do ano passado, depois de ter crescido 0,5% no terceiro trimestre, segundo dados preliminares do escritório federal de estatísticas, o Destatis. O número ofuscou o cálculo de expansão de 3% em todo o ano de 2011, que ficou em linha com as previsões e havia sido considerado bom.

O resultado trimestral sugere que mesmo a maior economia da zona do euro não está imune ao enfraquecimento da demanda global e aos efeitos da crise de dívida da região. O governo acredita que o crescimento econômico do país neste ano vai se desacelerar e prevê expansão de 1,0%. O Bundesbank, banco central alemão, no entanto, espera uma contração de 0,6%.

Em um comunicado, o Ministério da Economia do país afirmou que a atividade econômica alemã vai ganhar ritmo em meados deste ano. "Os efeitos negativos deverão perder força gradualmente depois da metade do primeiro semestre e o desempenho econômico vai se acelerar", disse. As informações são da Dow Jones.

 

Agência Estado

 

TAGS