PUBLICIDADE
Notícias

China registra recorde mensal de importação de cobre

09:34 | 10/01/2012
Pequim - A importação da China de cobre totalizou em dezembro 508.942 toneladas, uma alta de 48%, em bases anuais, e de 13% em relação a novembro, marcando o volume mensal mais alto já registrado. A alta superou as previsões dos analistas, que esperavam que as importações de cobre em dezembro ficariam abaixo da máxima registrada no mês anterior. Ainda assim, os volumes das importações de cobre em 2011 recuaram 5% em comparação com 2010, para 4,1 milhões de toneladas, no rastro de um enfraquecimento dos volumes de importação no início do ano.

Traders atribuíram o volume recorde das importações em dezembro ao tradicional aperto de liquidez no fim do ano, visto que as companhias usam as compras de cobre para obter recursos para pagar empréstimos e outras obrigações.

Já o analista da Shanghai Cifco Fang Junfeng disse que "os preços do cobre durante o período foram relativamente baixos, apesar da janela de arbitragem (que estimula os embarques de cobre para a China) não ter sido atraente".

As importações de minério de ferro subiram 10% em dezembro, para 64,1 milhões de toneladas, desacelerando 0,2% em relação ao maior volume mensal registrado pelas importações no ano passado em novembro.

Embora as expectativas de que um cambaleante setor imobiliário reduziria a demanda, a China importou um volume recorde de minério de ferro em 2011. As importações subiram 11%, para 686 milhões de toneladas no ano passado, à medida que as siderúrgicas aproveitaram as quedas dos preços para estocar a importante matéria-prima.

Os preços do minério de ferro subiram 9% entre o início de novembro e dezembro, o que sugerem que a caça por barganha continua.

A China importou 21,92 milhões de toneladas de petróleo em dezembro, o equivalente a 5,18 milhões de barris por dia, um volume 5% mais alto que o registrado no mesmo mês de 2010, de acordo com dados preliminares da Administração Geral Alfandegária.

As importações de petróleo bruto totalizaram 253,78 milhões de toneladas, ou 5,1 milhões de barris por dia, o que representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A taxa de crescimento recuou acentuadamente em comparação com 2010, quando as importações subiram 17,5%, devido provavelmente à desaceleração da economia chinesa.

As importações de petróleo em dezembro recuaram 3,4% em comparação com as 22.69 milhões de toneladas importadas em novembro, de acordo com um cálculo da Dow Jones.

As importações de produtos de petróleo refinados totalizaram 4,04 milhões de toneladas, enquanto as exportações somaram 2,25 milhões de toneladas, mostraram os dados.

A China exportou 300 mil toneladas de petróleo bruto em dezembro, segundo os dados preliminares. As informações são da Dow Jones.

 

Agência Estado

 

TAGS