Ratanabá: teoria infundada de cidade perdida na Amazônia viraliza

Boato sobre cidade submersa na Amazônia chamada Ratanabá pode ter repercutido na internet após desaparecimento de jornalista e indigenista

Nos últimos dias, o termo Ratanabá tem sido progressivamente abordado nas redes sociais. O nome é atribuído a uma teoria infundada de uma cidade com mais de 450 milhões de anos, perdida no meio da Amazônia Brasileira.

O boato foi divulgado pelo site Dakila Pesquisas, instituição sem qualquer vinculação com universidades ou órgãos de pesquisas oficiais. O instituto ainda defende ideais como a terra plana e se posiciona contra as vacinas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o Google Trends, ferramenta que mostra termos buscados em um passado recente, a Ratanabá apresentou um salto de pesquisas entre os dias 5 e 11 de junho. O termo ainda se tornou assunto frequente no TikTok e Twitter.

No dia primeiro de junho, o site do Daiki Pesquisas publicou uma matéria noticiando que pesquisadores supostamente teriam sobrevoado a cidade. Segundo o Instituto, duas aeronaves foram utilizadas para captar imagens da floresta. Entre a tripulação, estava a bordo Urandir Fernandes de Oliveira, CEO do Dakila Pesquisas.

 

Segundo publicação da empresa, datada do dia 3 de junho, a "cidade perdida" teria por volta de 450 milhões de anos e seria fundada pelos Muril, primeiro povo a habitar a Terra há cerca de 600 milhões de anos. A ciência, no entanto, aponta como inviável a existência de um local com essas características.

Segundo o Worldometer, referência na divulgação de contagens e estatísticas em tempo real, a existência humana tem cerca de 300 mil anos. Os primeiros povos a habitarem o globo teriam sido os Homo sapiens, originados no continente africano. Além disso, é estimado que os dinossauros teriam sido extintos por volta de 65 milhões de anos atrás.

Conforme apontado pela revista Fórum, o Dakila Pesquisas, que divulgou a teoria, não possui vinculação com institutos de pesquisas de universidades ou órgãos oficiais, bem como não possui registros de artigos em publicações científicas.

Além disso, os pesquisadores da organização não tem dados registrados na plataforma Lattes, sistema de currículos virtual gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O site ainda é apontado como defensor de ideias como defensor da Terra plana, ser contra vacinas, além de alegar não haver registros de queimadas na Amazônia.

Por que Ratanabá, a cidade perdida na Amazônia, se tornou viral?

Apesar da recente repercussão na internet, o instituto Daiki divulga a teoria da cidade submersa há mais de 10 anos. Segundo seus pesquisadores, Ratanabá é de grande interesse de ONGs e empresários estrangeiros, sendo cobiçada, inclusive, por Elon Musk. É provável que o assunto tenha sido intensificado pelo desaparecimento de Dom Phillips e de Bruno Pereira.

O jornalista britânico e o indigenista brasileiro teriam desaparecido no último domingo, 5, enquanto faziam uma viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do país, com 8,5 milhões de hectares, no extremo oeste do Amazonas.

Outro fator que pode ter influenciado a ascensão das pesquisas pelo termo foi a recente visita de Elon Musk ao Brasil. No último dia 20 de maio, o bilionário se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro, além de outros políticos e empresários.

O objetivo da visita foi para negociar a instalação do Starlink, projeto que objetiva oferecer internet banda larga via satélite em todo o mundo, na Amazônia. Nas redes sociais, o influenciador Felipe Neto se pronunciou sobre a repercussão da teoria.

"Que possam existir registros de civilizações antigas, ok. Mas daí a criarem teoria da conspiração de que Elon Musk, ONGs e bilionários pelo mundo querem explorar a cidade de 450 milhões de anos submersa na Amazônia…Isso é coisa de gente com parafuso a menos", escreveu, em seu perfil no Twitter.

Outras teorias da conspiração além de Ratanabá, a cidade perdida na Amazônia

Urandir Oliveira, líder do Instituto, já possui histórico de outras teorias infundadas, que foram refutadas na mídia brasileira. Uma das mais notórias foi em 2010, após divulgar publicamente que mantinha diálogo com um extraterrestre chamado "ET Bilu".

Em português, o ser teria levado mensagens para a Terra. O caso teve repercussão em rede nacional, principalmente pela Rede Record.

Líder de Instituto que popularizou teoria é o mesmo que repercutiu o ET Bilu
Líder de Instituto que popularizou teoria é o mesmo que repercutiu o ET Bilu (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Publicamente antivacina e terraplanista, Oliveira já declarou ter comprovado que a Terra não é esférica, e sim convexa. Além disso, prestou apoio ao movimento contra a vacina da Covid-19. Ele alegou que não seria "cobaia" de vacinas que não têm eficácia comprovada.

O líder do Daiki já foi reconhecido por Jair Bolsonaro. Desenvolvedor da tese de que a “Amazônia não queima”, seus pensamentos foram inspiração para o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Anual da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020.

Urandir ainda chegou a ser recebido pelo ex-secretário da Cultura de Bolsonaro, Mario Frias, em Brasília.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ratanaba amazonia cidade perdida fake news boato teoria da conspiracao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar