Participamos do

Estudo britânico mostra como experiências traumáticas afetam as pupilas

A pesquisa saiu na edição de julho da revista internacional Biological Psychology
22:55 | Jul. 22, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Estudiosos da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriram que as pupilas podem revelar se uma pessoa já passou por experiências traumáticas no passado. Pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) foram o foco da pesquisa. Pessoas que sofrem com TEPT têm tendência a desenvolverem uma maior sensibilidade a acontecimentos do dia a dia, portanto, os cientistas escolheram procurar variações nos olhos de voluntários que tinham ou não o transtorno.

O teste consistia em medir o tamanho das pupilas dos participantes, enquanto eles eram expostos a imagens associadas a coisas e momentos agradáveis, neutros e ameaçadores. O estudo, que saiu na edição de julho da revista internacional Biological Psychology, concluiu que há variações nos tamanhos tanto das pessoas que têm o transtorno, como também para as que não têm, mas possuem traumas.

As pupilas das pessoas com TEPT dilataram muito enquanto observavam cenas ameaçadoras, como também, aumentaram quando foram expostas a cenas positivas. Aimee McKinnon, líder do estudo, afirmou que isso revela que as pessoas com o transtorno estão automaticamente preparadas para receber ameaças e responder com medo os contextos emocionais incertos, o que prova que os traumas devem representar um peso na vida cotidiana dessas pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os pesquisadores explicam que o estudo sugere uma atenção também com outras questões envolvendo o cotidiano do paciente e devem ser observados em terapia, não apenas a situação traumática. Aimee ressalta que o terapeutas devem observar também o impacto de estímulos positivos para apoiar os seus pacientes a superarem os desafios que enfrentam.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar