PUBLICIDADE
Curiosidades
DIA DE AZAR?

Coisas terríveis da vida real que já aconteceram na sexta-feira 13

Para além da superstição, data já foi marcada por fatos trágicos, do AI-5 a desastre natural, passando por terrorismo

16:00 | 13/07/2018
Sexta-feira 13, como esta de julho de 2018, costuma ser associada a azar. Para além da superstição, série de acontecimentos trágicos já marcaram essa data ao longo dos séculos:
 
Gravura dos cavaleiros templários a cavalo, em ofensiva
13 de outubro de 1307
 
Numa sexta-feira do começo do século XIV, os oficiais do rei Felipe IV da França realizaram prisões em massa de cavaleiros templários, a mais poderosa ordem militar das Cruzadas. Nos sete anos que se seguiram às prisões, centenas de templários sofreram torturas horríveis forçando "confissões" de crimes como heresia, blasfêmia, obscenidades, e práticas homossexuais. Mais de cem morreram sob tortura ou foram condenados a queimar na fogueira, mas nenhuma dessas acusações foi provada. 
 
13 de janeiro de 1939

Em grande incêndio, cerca de 20 mil quilômetros quadrados de florestas foram destruídos na Austrália. Cidades foram destruídas e estima-se que 71 pessoas morreram.
 
13 de dezembro 1968

O Ato Institucional Nº5 (AI-5) foi o instrumento usado pela ditadura militar brasileira para tirar de cena uma geração inteira de políticos, estabeleceu a censura e permitiu que a tortura fosse usada como arma de combate àqueles que lutavam contra o regime das fardas. A assinatura do documento data do dia 13 de dezembro de 1968. 
 
13 de novembro 1970 

O ciclone de Bhola foi o sistema tropical mais mortífero já registrado, e também um dos desastres naturais mais mortíferos de todos os tempos.

Ele atingiu Bangladesh e tirou a vida de 300 mil a 500 mil pessoas. Animais e plantações também foram atingidos, o que causou problemas de abastecimento de alimentos por um longo período na região.

Foto: Nasa
13 de abril de 1970 

Tanque de oxigênio do Apollo 13 explodiu, frustrando os oplanos dos Estados Unidos de realizarem a terceirão missão a pousar na Lua. Apesar da explosão e da apreensão dos tripulantes, que precisaram racionar oxigênio por quatro dias, não houve vítimas e a nave foi resgatada.

A história virou filme em 1995.


Em uma sexta-feira, avião que transportava equipe de rugby caiu na Cordilheira dos Andes no Chile. Os 27 sobreviventes estavam feridos, e expostos à baixas temperaturas, sem perspectiva de resgate. Ao verem que os suprimentos estavam chegando ao fim, eles tiveram que comer carne humana para sobreviver. Somente 16  deles foram resgatados, somento no final de dezembro do mesmo ano.
 
Um filme sobre a história foi lançado em 1993 
 
13 de setembro de 1996 

O rapper Tupac teve sua morte divulgada neste dia. Ele estava parado em um sinal vermelho e ocupante de um Cadillac branco, que não foi identificado, aproximou-se e disparou treze tiros contra ele. Tupac foi atingido por quatro desses tiros e morreu no hospital, no dia 13 de setembro, seis dias após ser ferido. 
 
Navio Costa Concordia virado
(Filippo Monteforte/AFP)
13 de janeiro de 2012

O Naufrágio do Costa Concordia foi um acidente ocorrido com o navio de cruzeiro Costa Concordia no dia 13 de janeiro de 2012. Navegando junto à costa da Isola del Giglio, região da Toscana, a embarcação abalroou rochas sub-aquáticas, devido ao seu calado. A tragédia causou 32 mortes.
 
Fachada da Bataclan após ataque
François Guillot/AFP
13 de novembro de 2015
 
 
Paris foi alvo dos piores episódios de violência a atingirem a França desde a Segunda Guerra Mundial. Morreram 129 pessoas vítimas de tiros e explosões na boate Bataclan, no centro, e em restaurantes nas proximidades.

Redação O POVO Online