Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Modelos plus size contribuem para obesidade, diz pesquisa

'Quando socialmente admissíveis, os indivíduos apresentam menor motivação para se engajar em comportamentos saudáveis e consomem maiores porções de alimentos não saudáveis', afirmam as pesquisadoras
20:49 | Jan. 11, 2016
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A divulgação de imagens com modelos plus size virou tema central de uma polêmica pesquisa que relaciona a propagação com a obesidade. O estudo foi divulgado pelo Journal of Public Policy & Marketing. As responsáveis pelo trabalho são Lily Lin e Brent McFerran, da Universidade do Estado da Califórnia e Universidade Simon Faser.

“Quando socialmente admissíveis, os indivíduos apresentam menor motivação para se engajar em comportamentos saudáveis e consomem maiores porções de alimentos não saudáveis”, afirmam.

Entre os testes realizados com mulheres convidadas, as participantes tiveram que se imaginar passando por uma loja de roupas femininas, observando dois tipos de manequins: um retratando a magra e o outro a gorda. Em seguida, as pesquisadoras pediram que elas colocassem a frase "Eu acho a obesidade ou sobrepeso normal" em uma escala de 1 a 7 - discordo totalmente a concordo muito.
[SAIBAMAIS2]
O resultado revelou que as mulheres que viam manequins acima do peso acreditavam que estar acima do peso ou ser obesa era algo socialmente aceitável.

Além disso, o grupo de mulheres recebeu um pote contendo sete chocolates e uma foto mostrando mulheres plus size. As imagens tinham diferentes legendas: “para mulheres normais”, “para mulheres plus size” e “para mulheres”. As participantes que viram a foto com o texto "para as mulheres normais" comeram mais chocolate que aquelas que viram as imagens com as outras legendas.

Conforme a pesquisa, esta situação é resultado de marketing da vida real, no qual faz com que as pessoas achem socialmente aceitável corpos maiores, levando ao consumo de alimentos não saudáveis. As pesquisadoras pedem que os anunciantes usem imagens de pessoas com 'peso saudável' - que não seriam nem magras demais e nem gordas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags