Participamos do

Alunos cuidam de idosos em troca de hospedagem

Para obter moradia de graça, os jovens devem desenvolver alguma atividade com/para os idosos, por pelo menos 30 horas por mês
13:39 | Jan. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O serviço social holandês Humanitas desenvolveu uma forma criativa de ajudar jovens e idosos. A ideia é que os estudantes ajudem a cuidar dos moradores do asilo e recebam, em troca, hospedagem de graça.

É exigido apenas que os alunos promovam alguma atividade com os idosos - seja auxiliar no preparo das refeições, fazer compras para/com os idosos, ler um livro ou ajudá-los a mexer em computadores -, por pelo menos 30 horas por mês.
Ou seja, uma hora de atenção, por dia, aos residentes do local já é o suficiente.   

Por meio do projeto, os estudantes diminuem suas despesas, ao mesmo tempo em que interagem e criam empatia pelos mais velhos.
[FOTO2]
A ideia, liderada pelo CEO da Humanitas, Gea Sijpkes, gerou um modelo que está sendo adotado por várias organizações do mundo, especiamente da Europa.

“É importante não isolar os idosos do mundo exterior”, ressalta Sijpkes. “Quando você tem 96 anos de idade e um problema no joelho, bem, o joelho não vai ficar melhor… então o que podemos fazer é criar um ambiente que faça você esquecer as dores no joelho”, explica o CEO.

Conheça mais sobre o Humanitas por meio da página oficial do projeto no Facebook, no Twitter ou pelo site oficial.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente