PUBLICIDADE
Notícias

Australianos criam lixeiras flutuantes para limpar os oceanos

O equipamento é capaz de recolher plásticos e óleo dos mares

11:13 | 14/12/2015
NULL
NULL

Os amigos australianos Andrew Turton e Pete Ceglink desenvolveram um projeto que promete ajudar na limpeza dos oceanos. O Seabin, equipamento idealizado pela dupla, é capaz de recolher lixo flutuante, principalmente plástico e óleo. Porém para produzir o equipamento em grande escala, a dupla depende do financiamento coletivo.

A lixeira sustentável, como também é conhecido o protótipo, está projetada para ficar na superfície das águas. Os resíduos sólidos sugados passam por um filtro e depois são canalizados para uma bomba de água que fica instalada na base das docas. A eficiência do equipamento já foi testada e comprovada, mas precisa de investimento para estar acessível.

Para concretizar o projeto Seabin, Turtin e Ceglink precisam de 230 mil dólares. Os amigos já lançaram seu projeto em uma plataforma online de financiamento coletivo e, até o momento, conseguiram 21.082 dólares.

Segundo a dupla australiana, as marinas, portos e iate clubes são os lugares perfeitos para a implantação dos protótipos, pois nesses locais não há incidência de grandes ondas ou tempestades que dificultem o funcionamento e controle do equipamento.

Para os australianos, o projeto vai conseguir limpar grande parte das praias e é uma forma de incentivar novos projetos de sustentabilidade pelo mundo. De acordo com o projeto, os plásticos recolhidos podem ser reciclados e a intenção é promover a cultura de sustentabilidade. 
Os objetivos dos amigos vão muito além da limpeza dos mares, a intenção é poder ajudar  e apoiar as economias locais a partir da produção, manutenção e instalação dos equipamentos Seabin pelo mundo.

 

Confira como funciona o Seabin:

[VIDEO1] 

 

Redação O POVO Online

TAGS