PUBLICIDADE
Notícias

No Dia Internacional da Cerveja, confira mitos e verdades sobre a bebida

Cerveja engorda? O cultuado colarinho tem alguma serventia? Cerveja de garrafa é melhor que a de lata? Beer sommelier dá as respostas

14:05 | 07/08/2015
NULL
NULL

Paixão nacional, a cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, apreciada não apenas no Brasil, mas em diversos países do mundo.

Como desculpa para reunir amigos apreciadores da bebida, foi criado na Califórnia (EUA), em 2007, o Dia Internacional da Cerveja, celebrado sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto.

 

Mas afinal, a cerveja engorda? E o cultuado colarinho tem alguma serventia? Qual a diferença entre chope e cerveja? Para tornar a sua comemoração ainda mais interessante nesta sexta-feira, 7, O POVO apresenta alguns mitos e verdades sobre a bebida.

O auxílio vem dos especialistas Tulio Rodrigues, beer sommelier há 20 anos e fundador da Beer Academy, instituição pioneira no Brasil; e da nutricionista Andrea Zaccaro, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva que tem acompanhado estudos estrangeiros sobre a cerveja.

1 - Cerveja deve ser colocada deitada na geladeira para gelar mais rápido?

MITO. De acordo com o beer sommelier Tulio Rodrigues, a melhor posição para armazenar e gelar cervejas é de pé, “para que a superfície de contato do líquido com o ar seja menor”. A cerveja deve ser resfriada gradualmente; colocá-la no congelador, só momentos antes de servi-la, orienta Tulio.
 
2 - Cerveja não deve ser servida muito gelada?

VERDADE. Quando servida em baixíssima temperatura (“estupidamente gelada”), a cerveja acaba anestesiando as papilas gustativas da língua, que fazem com que você perca a sensibilidade para degustar a bebida. “O calor pede cervejas geladas, mas sem exageros”, explica o especialista.
 
3 - Chope é a mesma coisa que cerveja?

VERDADE. Segundo Tulio, o chope e a cerveja são, de fato, a mesma bebida. A única diferença é que a cerveja passa por pasteurização (um tratamento térmico que garante maior prazo de validade ao produto); o chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo, é mais calórico do que a cerveja e tem um prazo de validade menor.

[FOTO4]

 

 

 

 

 
4 - Cerveja dá barriga?

MITO.  Estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja, e sim os alimentos gordurosos (salgadinhos e outros tira-gostos calóricos) que são comumente associados ao consumo da bebida.


5 - O colarinho tem uma função específica?

VERDADE. A espuma protege a bebida da oxidação, ou seja, impede que ela entre em contato direto com o oxigênio, além de reduzir a perda de gás e ajudar a manter a temperatura. “Dois dedos de espessura é o ideal”, explica Tulio.
 
6 - Cerveja é uma bebida de baixa caloria?
VERDADE.
A maioria dos brasileiros não sabe, mas a cerveja é uma bebida de baixa caloria, se comparada com outras bebidas, como o vinho e até o suco de laranja. Uma taça de vinho tem 240 kcal, enquanto uma taça de cerveja tem pouco mais da metade disso (123 kcal). Além disso, a cerveja possui os mesmos compostos orgânicos benéficos à saúde que o vinho: antioxidantes, vitaminas e sais minerais.
 
7 - Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou vice versa)?
VERDADE.
O produto é o mesmo, não importa o recipiente, porém, o aroma e sabor podem ser influenciados pelo modo de conservação e resfriamento da bebida. Os excessos são prejudiciais para a degustação da cerveja; o ideal é manter a temperatura constante, seja ela fria ou sem refrigeração. “Quando ocorre a mudança brusca de temperatura, o sabor da cerveja é prejudicado, sim”, ensina Tulio.

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 - Não existe copo específico para tomar cerveja?
MITO.
Para que os diferentes sabores e aromas sejam ressaltados, cada estilo de cerveja pede um tipo de copo adequado. A pilsen pode ser apreciada em uma tulipa ou caneca, a lambic pede taças do tipo flauta e já a weissbier, copos maiores. Se não tiver o copo ideal, utilize taças de vinho branco.
 
9 - A cerveja é mais saudável que as bebidas destiladas, como a cachaça e o whisky?
VERDADE.
É consenso médico e científico que bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho, são mais saudáveis que as destiladas, como a cachaça, o whisky e a caipirinha. Isso porque a cerveja tem teor alcoólico menor que as outras bebidas e o álcool da cerveja é obtido a partir de um processo natural chamado de fermentação, mais saudável, portanto.
 
10 - A cerveja não tem ritos de degustação?
MITO.
Segundo Tulio Rodrigues, apreciar e degustar uma cerveja pode ser uma verdadeira experiência sensorial. Para isso, é necessário ativar os cinco sentidos. A bebida tem ritos próprios de degustação, assim como o vinho. “Uma dica é procurar sentir os aromas da cerveja, criando uma memória olfativa da bebida, assim como o tato bucal e até a análise visual de uma cerveja como cor, transparência, formação, etc.”, explica.
[SAIBAMAIS 4] 
11 - O lúpulo (ingrediente natural que dá o amargor à cerveja) é um poderoso conservante natural?
VERDADE.
Além de ser um poderoso conservante natural, que pode ser utilizado até na culinária, o lúpulo é a nova aposta da cosmetologia para clarear a pele e prevenir manchas e inflamações do tecido dérmico. O lúpulo, inclusive, vem sendo usado na forma de peeling.
 
12 - Cerveja e saúde não combinam?
MITO.
“A cerveja é o novo vinho”, resume a nutricionista Andrea Zaccaroo. “Já existe um consenso médico-científico de que é possível obter os benefícios do consumo moderado da cerveja se esse consumo for moderado e responsável”, revela. De acordo com ela, os polifenóis (compostos orgânicos presentes na cerveja) desempenham importante função antioxidante no organismo.
 
13 - Cervejas artesanais, especiais e mainstream são a mesma coisa?
MITO.
Segundo Tulio, as cervejas podem ser classificadas de acordo com a forma como elas são produzidas, mas todas têm seu público e o seu valor. “A diferença básica entre elas é que as cervejas chamadas de mainstream têm um processo de fabricação bastante elaborado, complexo, justamente para garantir a qualidade da reprodutibilidade da receita. Ou seja, são cervejas com processos de fabricação exemplares que garantem o alto padrão de paladar”, diz Tulio.

[FOTO3]

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda de acordo com o beer sommelier, as cervejas artesanais, por sua vez, têm foco na licença criativa. “São cervejas de produções pequenas e mais ousadas, principalmente em termos de ingredientes como castanhas, especiarias e outras receitas até mais inusitadas”. Já as cervejas ditas especiais são todas aquelas cujo preço é 20% maior do que as mainstream. “O que classifica uma cerveja como ‘especial’ é o valor puramente econômico”.
 
14 - Ingredientes naturais da cerveja têm potencialidades que merecem ser exploradas?
VERDADE.
Os ingredientes naturais da cerveja, conforme a nutricionista, fazem bem à saúde dentro e fora da garrafa. “A cevada, por exemplo, é considerada pelos especialistas como um ‘superalimento’, ou seja, um alimento bastante completo, nutricionalmente muito rico e que pode ser ‘coringa’ em qualquer dieta balanceada”, explica. O grão, segundo Andrea, pode ser consumido em substituição ao arroz, à farinha de trigo e na preparação de saladas, risotos e até chá.

Redação O POVO Online
TAGS