PUBLICIDADE
Notícias

Mulheres que consomem álcool tendem a comer mais do que o necessário

A excessiva vontade de comer, de acordo com a análise, deve-se ao fato de que o álcool sensibiliza a resposta do cérebro a estímulos alimentares, como aroma

08:28 | 02/07/2015

Um estudo realizado nos Estados unidos e publicado na revista Obesity, da Sociedade de Obesidade, apontou que mulheres que ingerem bebidas alcoólicas com mais frequência tendem a ter o chamado "efeito aperitivo". Ou seja, acabam comendo mais do que necessitam.

A excessiva vontade de comer, de acordo com a análise, deve-se ao fato de que o álcool sensibiliza a resposta do cérebro a estímulos alimentares, como aroma.

Para isso, 35 mulheres, não-vegetarianas e não-fumantes, foram analisadas e receberam álcool por via intravenosa. Posteriormente, todas almoçaram, variando entre massas com molho de carne e talharim com carne.

Ao final, foi constatado que houve diferenças individuais, mas foi notório que quando as participantes receberam álcool, comeram bem mais do que quando analisadas sem a aplicação da substância.

Segundo o cientista autor da pesquisa, William Eiler, da Universidade de Indiana, o cérebro é o responsável pelo processo alimentício após o consumo de álcool. "O cérebro pode desempenhar um papel vital na regulação da ingestão de alimentos. Nosso estudo descobriu que a exposição ao álcool pode tanto aumentar a sensibilidade do cérebro a estímulos alimentares externos, como aromas, quanto resultar em maior consumo de alimentos", disse.

Redação O POVO Online

TAGS