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ONG impacta público com cartaz "portador de HIV"

Mídia impressa foi reproduzida e distribuída pelas ruas de São Paulo, contendo gotas de sangue de nove voluntários. Veja vídeo da campanha

13:37 | 30/04/2015
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Uma campanha de combate ao preconceito criada pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) vem chamando a atenção dos transeuntes das ruas de São Paulo.

O cartazes impressos aparentam ser como um outro qualquer, mas eles mesmos adiantam que trazem um detalhe diferencial: uma gota de sangue de algum dos nove voluntários portadores do HIV.

“Você pode estar dando um passo para trás se perguntando se eu ofereço algum risco. Minha resposta é: nem de longe”, diz a um trecho do texto contido no cartaz soropositivo, assinado pelo conceito "Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura".

A ideia pode parecer, a princípio, amedrontadora e estranha para alguns, mas o vídeo publicado pela GIV mostra que a ação foi capaz de desarmar o preconceito de muitas pessoas.
 
“O sangue colocado neste cartaz já secou, o HIV não sobrevive muito tempo fora do corpo das pessoas. A gente sabe muito bem como o HIV passa e ele não passa por cartaz”, afirma no vídeo Dr. Arthur Kalichman, médico e coordenador do programa Estadual DST/AIDS.

Voluntários acompanharam de perto a reação das pessoas diante dos cartazes. Alguns chegam a beijar a gota de sangue, enquanto outros encostam o dedo. Ao perceberem que os doadores estavam logo ao lado, todos reagiam dando abraços emocionados.

“Fiquei impactado de uma maneira que me trouxe muito amor por essas pessoas que eu nem conheço”, disse um rapaz que visualizou o cartaz "portador de HIV".

Veja o vídeo da campanha:

[VIDEO1]
Redação O POVO Online
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