PUBLICIDADE
Notícias

Amor de donos e cachorros utiliza mesmo mecanismo do amor de mães e filhos, aponta estudo

Mesmo hormônio liberado na relação entre mães e filhos é liberado no afeto entre cães e donos, de acordo com pesquisa de universidade japonesa

08:12 | 17/04/2015
NULL
NULL

A mesma união encontrada na relação de mães e filhos também se encontraria na de cães e humanos. O apontamento é feito por pesquisa encabeçada pelo veterinário japonês Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu (JAP), publicada na revista americana Science.

O estudo reuniu 30 cachorros com seus donos, em uma sala, por 30 minutos, medindo, em seguida, a liberação de oxitocina, hormônio liberado pelos mamíferos em situações como na troca de olhares entre mães e seus bebês.

Os cientistas acompanharam, então, as interações entre os mascotes e os respectivos donos. Passados os 30 minutos de contato, os pesquisadores coletaram a urina dos seres humanos e dos animais, comparando a concentração de oxitocina antes e depois do experimento.

Resultado: os cães e humanos que mais trocaram olhares produziram mais oxitocina.

Depois, em um segundo experimento, a equipe científica borrifou oxitocina no focinho dos cachorros e os colocou em contato com os donos e duas pessoas desconhecidas. Alguns cachorros olhavam fixamente nos olhos dos respectivos donos. Estes, por sua vez, produziam mais oxitocina.

Os resultados endossam as terapias feitas com cachorros em autistas ou pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático, patologias nasquais a oxitocina é empregada em tratamento experimental.

 

Redação O POVO Online, com informações de El País 

 

 

TAGS