PUBLICIDADE
Notícias

Fotógrafo desvenda história de imagem de criança síria que 'se rende'

Imagem da menina de quatro anos teria sido feita num campo de refugiados na Síria, em dezembro de 2014

18:48 | 31/03/2015
NULL
NULL
A fotografia de uma criança síria com as mãos para cima, como se estivesse se rendendo ao confundir uma câmera com uma arma, comoveu milhares de usuários de redes sociais, desde a última terça-feira, 24.

A foto começou a circular e se tornar viral na web, após um tuite da fotógrafa baseada em Gaza Nadia Abu Shaban. "Estou chorando", "muito triste" e "a humanidade fracassou" foram alguns dos comentários postados pela fotógrafa na rede social.

A imagem foi compartilhada milhares de vezes, mas muitos também questionavam sobre o autor da foto e sobre a criança.

Nadia não soube apontar a autoria da imagem. O usuário de um site compartilhamento de imagens, o Imgur, pesquisou sobre a origem da foto e afirmou que, embora fosse real, se tratava de um registro feito pelo turco Osman Sagirli "por volta de 2012".

Origem desvendada

O fotógrafo foi encontrado e desvendou o mistério, em entrevista à BBC. Segundo ele, a criança se trata de uma menina de quatro anos, chamada Hudea.

Ainda de acordo com ele, a foto foi feita em dezembro do ano passado, em um campo de refugiados de Atmeh na Síria, para onde a menina viajou com a mãe e dois irmãos.

"Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma", confirmou a versão Sa%u011F%u0131rl%u0131. "Depois que eu tirei eu olhei [para a foto] e percebi que ela [a menina] estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera", complementou.

A escolha do fotógrafo por capturar imagens de crianças dos campos de refugiados não se dá ao acaso. "Você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm".
Redação O POVO Online
TAGS