PUBLICIDADE
Notícias

Névoa misteriosa em Marte intriga astrônomos

A imagem foi observada em dois momentos diferentes, em março e abril de 2012

16:59 | 19/02/2015
NULL
NULL

A aparição de uma enorme névoa saindo da superfície de Marte intrigou vários cientistas. A observação foi feita por astrônomos amadores, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).

A imagem foi observada em dois momentos diferentes, em março e abril de 2012. Os astrônomos afirmam ter visto características de "nuvens" no planeta vermelho.

Segundo o site da revista Abril, nenhuma nave espacial na órbita de Marte conseguiu captar a névoa por causa de seu formato, além das más condições de iluminação do momento.

[SAIBAMAIS2] 

Arquivos

Entre 1995 e 1999, por meio de fotos de arquivos, o Telescópio Hubble captou também nuvens na borda de Marte.

No dia 17 de maio de 1997, uma névoa com um tamanho fora do comum também foi vista, sendo esta semelhante àquela observada pelos astrônomos em 2012.

O trabalho dos cientistas, agora, é entender o que está causando essa névoa usando os dados do Hubble juntamente com as imagens tiradas pelos amadores.

"Uma ideia que discutimos é que a névoa é causada por uma nuvem reflexiva de gelo de água, gelo de dióxido de carbono ou partículas de poeira, mas isso exigiria desvios excepcionais dos modelos de circulação atmosférica padrão para explicar as formações de nuvens em tais altitudes elevadas", disse Agustin Sanchez-Lavega, da Universidad del País Vasco, na Espanha, autor principal do artigo que apresenta os resultados na revista Nature.

Antonio Garcia Munoz, coautor do estudo da ESA, considera que as nuvens estejam relacionadas com uma emissão de aurora.

"Outra ideia é que elas estejam relacionadas com uma emissão de aurora, e na verdade foram anteriormente observadas nestes locais, ligadas a uma região conhecida sobre a superfície onde existe uma grande anomalia no campo magnético da superfície", afirma Munoz.

 

Redação O POVO Online

TAGS