Participamos do

Quem nasce no período do verão costuma ser mais estressado, diz pesquisa

O teste foi realizado com cerca de 400 pessoas, que tiveram suas personalidades e datas de nascimento analisadas e comparadas
16:54 | Out. 21, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem convive com alguém nervosinho, que tem a pasciência curta e é conhecido como estressado, nem sabe que isso é devido ao período de nascimento dele.

É o que afirma uma pesquisa realizada por pesquisadores da universidade Semmelweis, em Budapeste, na Hungria. Segundo eles há uma certa variação de humor entra as pessoas que nascem durante o verão.

A pesquisa foi apresentada no último domingo, 19, na conferência anual do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia em Berlim.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Se você nasceu no verão, período que vai de 21 de dezembro a 21 de março, seu humor tende a oscilar com frequência.

O teste foi realizado com cerca de 400 pessoas, que tiveram suas personalidades e datas de nascimento analisadas e comparadas.

Os cientistas constataram que as oscilações de humor eram mais frequentes entre aqueles que haviam nascidos no verão, em relação aos que nasceram no período do inverno

De acordo com a pesquisa, o que pode estar por trás desse fenômeno são os neurotransmissores. Segundo os pesquisadores, a estação no ano que cada um nasce pode influenciar na presença de dopamina, serotonina e outros neurotransmissores, que são responsáveis pelo humor em nosso corpo na vida adulta.

Ainda segundo eles, a existência de padrões de temperamento ligados a cada estação seria uma consequência disso.

A professora que liderou pesquisa, Xenia Gonda, disse em nota: "Nós ainda não podemos dizer nada sobre os mecanismos envolvidos. O que estamos observando agora é se há marcadores genéticos relacionados à estação de nascimento e problemas de humor".

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente