Participamos do

Macaca 'parteira' ajuda no nascimento de outro primata

Cientistas chineses registraram fotos da rara situação, detalhando o passo a passo
18:47 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pequisadores do Instituto de Pesquisa em Biodiversidade da Universidade de Pequim conseguiram fotografar a sequência completa em que uma macaca da espécie langur desempenha o papel de 'parteira', auxiliando uma colega que entrou em trabalho de parto.

O fato surpreendente ocorreu em uma comunidade de primatas. A fêmea de 5 anos de idade estava prestes a dar à luz pela primeira vez quando a outra macaca interveio ao perceber o início do nascimento. A macaca 'parteira' já havia tido cinco macacos anteriormente, inclusive mais cedo, no mesmo dia.

Os cientistas capturaram na sequência todos os detalhes do comportamento da parteira e da mãe durante o nascimento do filhote. No início, a solícita ajudante sentou e observou a outra macaca tendo mais de 70 contrações. No momento em que a cabeça e os ombros do bebê apareceram, ela se levanto sobre suas patas traseiras e aproximou-se novamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Dentro de 18 segundos, ela conseguiu retirar o macaco recém-nascido, puxando-o para seu peito e lambendo-o em seguida.    

A mãe do jovem macaco estendeu a mão e a fêmea mais velha o entregou sem oferecer resistência, permanecendo sentada ao lado dos dois durante algum tempo. Ocasiões como esta são tão raras que não há outros registros de vídeos ou fotos em detalhes.

Normalmente, no mundo animal, as fêmeas costumam dar à luz sozinhas e apenas depois de algumas horas é que outros membros da espécie se aproximam para prestar auxílios.

A espécie langur é das mais ameaçadas do mundo e corre risco de extinção. Em todo o território chinês constam apenas cerca de 800 macacos da espécie.

 Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente