Participamos do

Confira 10 coisas que você não deve falar em entrevistas de emprego

Site apontou dez expressões que podem fazer o candidato perder a vaga dos sonhos. Evitar palavrões, dica que parece óbvia, também é lembrada
18:38 | Ago. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Nem sempre ter o melhor currículo garante uma vaga no emprego esperado, pois o desempenho do candidato na entrevista tem papel fundamental. Para ajudar nesse momento delicado, o site norte-americano Glassdoor, especializado em carreiras, compilou algumas expressões que devem ser evitadas. Confira:

1. ''Não''
Isso mesmo, o candidato deve dar preferência às expressões positivas, que mostram entusiasmo e confiança.

2. "Eu não sei"
Jamais diga que não sabe de forma direta. A frase deve ser evitada e o site indica que mesmo que você não faça a menor ideia, deve tentar pensar rápido para dar algum tipo de resposta.

3. "O quê?"
A frase passa a ideia de falta de preparo. O Glassdoor recomenda que em vez de perguntar o que fazer ou o que a empresa faz, o candidato deve elaborar frases que demonstram interesse, como "Você poderia me dar mais informações sobre... [cargo, empresa, trabalho]?".

4. "Desculpe"
O único momento para se desculpar é se você tiver esbarrado no entrevistador. Isso mesmo, pedir desculpas por atraso ou falta de informações mostra pouco profissionalismo.

5. "Você sabe..."
Não, o entrevistador não sabe. A expressão é vazia e demonstra que o candidato não está sendo conciso. As respostas devem ser diretas, demonstrando segurança.

6. "Odeio"
Jamais deve ser dita. Assim como "não" a expressão causa má impressão. A negatividade da palavra pode ser interpretada como sinal de alerta para o empregador.

7. "Meio que"

"Meio o que" é também uma expressão vazia. Para mostrar segurança o candidato deve responder "sim" ou "estou disposto a aprender".

8. "Obcecado"
O site diz que os candidatos podem achar que a expressão vai demonstrar interesse pela vaga. Mas a verdade é que a palavra tem uma conotação ruim e pode ser susbtituída por "apaixonado", quando se trata de algum interesse profissional.

9. "Hum..."
Segundo o Glassdoor, a expressão deve ser evitada sempre, tanto ao vivo como pelo telefone. Palavra pode distrair as pessoas e mostrar imprecisão.

10. Palavrões em geral
Parece óbvio, mas é bom lembrar de não soltar expressões "feias" ou "pejorativas". São inadequados e podem custar a vaga desejada, aponta o site.

Serviço
Mais dicas de carreira no site do Glassdoor.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente