PUBLICIDADE
Notícias

Copo de vinho usado por Péricles é achado em Atenas

Depois de encontrar 12 pedaços do copo de cerâmica, os arqueólogos uniram os fragmentos e viram o nome de Péricles

09:32 | 30/07/2014

Um copo de vinho que foi usado por Péricles, um político e orador grego do século V antes de nossa era, foi achado em Atenas, informou a imprensa grega.

 Os 12 pedaços deste copo de cerâmica com asas foram achados em obras no bairro de Kifissia, norte de Atenas, segundo o jornal Ta Nea.

 Depois de unir todos os fragmentos, os arqueólogos descobriram o nome 'Péricles' escrito sob uma das asas, junto aos nomes de outros cinco homens, aparentemente seguindo uma ordem hierárquica.

 Os especialistas dizem estar 99% seguros de que o copo foi usado por Péricles porque entre os outros nomes figura o de Arifrón, seu irmão mais velho.

 "Arifrón é um nome muito pouco frequente. O fato de que apareça ao lado do de Péricles nos faz ter 99% de certeza que se trata dos dois irmãos", afirmou Angelos Matthaiou, secretário da Sociedade Grega de Epigrafia.

 Segundo o perito, o copo provavelmente foi usado pelos seis homens durante um simpósio (os banquetes na antiga Grécia) e nele escreveram seus nomes como recordação.

 O copo deve ter sido presenteado a outro homem chamado Drapetis ('fugitivo' em grego), que provavelmente era um escravo ou o dono da taberna, acrescenta Galini Daskalaki. "É uma descoberta excepcional, um elemento genuíno de um momento íntimo", comemorou.

 Péricles, que foi general e um homem de grande influência durante uma das épocas de maior prosperidade da antiga Grécia, morreu em função da peste no ano 429 antes de Cristo, durante o cerco a Esparta.

 

AFP

TAGS