Participamos do

Cadeira em formato de modelo negra causa polêmica na internet

Revista edita foto de cadeira racista e publica declaração se desculpando
06:53 | Jan. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A publicação de uma foto na qual a editora-chefe da revista "Garage", Dasha Zhukova, aparece sentada em uma cadeira com a forma de uma modelo negra seminua gerou uma onda de comentários antirracismo nas redes sociais.

No Instagram, Miroslava Duma editora da revista on-line "Büro 24/7", teve de pedir desculpa pela publicação e dar um jeitinho de apagar uma parte da cadeira para evitar mais polêmicas. "Eu e a equipe de Büro 24/7 gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas a quem ofendemos ou magoamos. Não foi, absolutamente, a nossa intenção. Somos contra o racismo, a desigualdade de gêneros ou qualquer coisa que infrinja os direitos de qualquer pessoa. Amamos, respeitamos e observamos as pessoas independentemente da raça, do gênero e da condição social", ressaltou a editora.

A cadeira é um trabalho do artista norueguês Bjarne Melgaard e pertence a uma série que faz uma releitura do trabalho de Allen Jones como uma forma de discutir questões de gênero e de raça.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dasha Zhukova, a que aparece sentada sobre uma modelo negra, é namorada do bilionário Roman Abramovich um dos homens mais ricos do mundo, dono do clube inglês de futebol Chelsea.

O pior é que a foto foi publicada exatamente no dia dedicado a memória do líder americano pelos direitos civis e contra a discriminação racial, Martin Luther King.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente