PUBLICIDADE
Notícias

Fotógrafo encontra máquina fotográfica da
I Guerra Mundial

Durante uma caminhada o profissional encontrou por acaso uma câmera Richard Verascope com registros da I Guerra Mundial

10:02 | 31/07/2013
NULL
NULL

O fotógrafo Chris Hughes, responsável pelo site A Nerd’s World, durante uma caminhada  encontrou uma câmera Richard Verascope datada da época da I Guerra Mundial.

De acordo com o site Megacurioso, além da surpresa de encontrar uma câmera 3D rara como essa, o que mais surpreendeu o profissional foram as fotos recuperadas nas lâminas de vidro do equipamento, espécie de cartão de memória daquela época.

“A câmera estava em um estado rudimentar e incluía a maleta original de couro e lâminas de vidro. Cada uma das lâminas é uma parte da história em fotografia e eu fico arrepiado toda vez que coloco um dos slides no visualizador 3D”, explica o fotógrafo em seu site. Tudo indica que o achado de Hughes é um dos últimos exemplares que sobreviveram à I Guerra Mundial.

É possível ver em cada fotografia, muitos soldades, equipamentos de guerra, cenas de combate e funerais. Anotações e registros que indicam que o equipamento deve ter pertencido a um soldado francês foram encontrados junto com as imagens.

Exposição

Com um objetivo de compartilhar uma parte do tesouro que encontrou, o fotógrafo montou uma exposição para que os interessados possam ver os slides em um visualizador 3D ao vivo. Também é possível comprar as reproduções das imagens através do site A Nerd’s World.

 Clique aqui e veja as fotos históricas

Sobre as câmeras Richard Verascope

Foram desenvolvidas no final dos anos 1800 e foram consideradas as primeiras câmeras a trazerem um formato razoavelmente compacto. Por serem de fabricação francesa, não é de se espantar que algumas delas tenham sido usadas para documentar os acontecimentos da I Guerra Mundial.

Redação O POVO Online

TAGS