PUBLICIDADE
Notícias

Estudo afirma que lua cheia dificulta sono

08:00 | 26/07/2013
NULL
NULL

WASHINGTON, District of Columbia, 26 Jul 2013 (AFP) - Pesquisadores suíços confirmaram nesta quinta-feira uma crença popular ao afirmar que, quando há lua cheia, é muito mais difícil para as pessoas dormir profundamente, mesmo quando ela não é vista.

Os resultados de um estudo realizado em 33 voluntários foram publicados na revista Current Biology e mostraram que as pessoas demoram mais a dormir à noite e dormem durante menor tempo quando há lua cheia.

Os voluntários foram controlados em duas noites distintas e não estavam conscientes do ciclo da lua durante o período que passaram no laboratório de sono.

Quando a lua estava cheia, as pessoas dormiram uma média de 19 minutos a menos e levaram cinco minutos a mais para dormir que quando havia lua nova.

"O ciclo lunar parece influenciar o sono dos humanos, inclusive quando a pessoa não 'vê' a lua e não está consciente da fase lunar", afirma Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia.

Os estudantes que participaram do estudo também afirmaram se sentirem menos descansados e mostraram níveis mais baixos de melatonina, o hormônio que regula os ciclos do sono e vigília, durante a lua cheia.

"Que nós saibamos, este é o primeiro relatório da influência da lua nos parâmetros objetivos do sono", afirmou o estudo.

Os pesquisadores afirmam que mais estudos poderiam determinar se a lua também tem efeitos mensuráveis no ânimo e o rendimento mental das pessoas.

TAGS