PUBLICIDADE
Notícias

Quantidade inédita de buracos negros é descoberta em galáxia

As 152 observações estudadas apontam um número de 26 possíveis buracos negros na região, mas é possível que exista muito mais

15:15 | 13/06/2013
NULL
NULL

Uma quantidade inédita de buracos negros na galáxia de Andrômeda foi detectada por cientistas. A descoberta foi possível por meio da análise de registros feitos pelo Telescópio Espacial Chandra, da Nasa, ao longo de 13 anos.

As 152 observações estudadas apontam um número de 26 possíveis buracos negros na região, o maior já descoberto em uma galáxia que não seja a Via Láctea. No entanto, os pesquisadores envolvidos no estudo acreditam que o número de buracos pode ainda ser maior.

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe responsável pela descoberta faz parte do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge. Robin Barnard, líder da equipe, afirma que as evidências confirmadas de buracos negros em Andrômeda pode ser apenas a ponta do iceberg, pois esse tipo de fenômeno costuma ser difícil de identificar.

Os buracos identificados fazem parte da categoria dos buracos negros estelares, que se formam a partir da morte de estrelas massivas em colapso. Eles possuem entre cinco e 10 vezes a massa do Sol.

Redação O POVO Online

TAGS