PUBLICIDADE
Notícias

Primeira mulher do mundo a receber um transplante de útero está grávida

Apesar da gravidez de Derya Sert apresentar riscos, o feto se desenvolve normalmente

15:54 | 12/04/2013
NULL
NULL

A primeira mulher do mundo a receber um transplante de útero, uma jovem turca de 22 anos, está grávida. O feito mundial foi anunciado por seus médicos nesta sexta-feira, 12.

"Os testes preliminares de duas semanas são compatíveis com uma gravidez", indicou o professor Mustafa Unal, médico-chefe do hospital universitário Akdeniz, em Antália.

A partir de óvulos e espermatozóides de seu marido, os médicos conseguiram implantar no útero de Derya Sert, vários embriões fecundados in vitro. Em comunicado, o médico enfatiza que a saúde da paciente é boa.

A jovem nasceu sem útero, mas em agosto de 2011 se tornou a primeira mulher a sofrer um transplante de útero com êxito. O procedimento realizado por uma equipe de médicos turcos em Antália, ofereceu uma nova oportunidade a milhares de mulheres no mundo. Uma em cada 5 mil mulheres nasce sem útero.

Sobre a gravidez de Derya Sert, apesar de apresentar muitos riscos, o feto se desenvolve de maneira normal, e a jovem deverá dar à luz por cesariana. Sert deverá ter o útero extraído nos meses seguintes ao nascimento para evitar complicações e risco de rejeição.

Redação O POVO Online

TAGS