PUBLICIDADE
Notícias

Esqueleto achado em estacionamento é do rei Ricardo III

O rei, que possuía polêmica reputação, teria morrido em combate ainda com as armas nas mãos, na batalha de Bosworth Field

14:08 | 04/02/2013
NULL
NULL

Especialistas confirmaram que o esqueleto encontrado em setembro de 2012, em um estaci-onamento de Leicester, Inglaterra, é do rei Ricardo III, morto no campo de batalha em 1485.

De acordo com a Universidade de Leicester, responsável pela investigação arqueológica, os restos mortais de Ricardo III serão sepultados na catedral da cidade. O rei, que possuía polêmica reputação, teria morrido em combate ainda com as armas nas mãos, na batalha de Bosworth Field. Sua morte foi determinante para o fim da Guerra das Rosas.

Como o corpo do antigo monarca nunca foi encontrado até então, havia rumores diferentes em relação ao destino de seus restos mortais. Uns afirmavam que ele estava enterrado em uma capela Franciscana, destruída no século XVI, enquanto outros acreditavam que seu corpo havia sido jogado no rio.

Ricardo III foi imortalizado pelas obras de William Shakespeare por ser retratado como um rei tirano corcunda que havia matado os próprios sobrinhos para que eles não herdassem o trono da Inglaterra.

As investigações levaram especialistas do Departamento de Arqueologia da Universidade de Leicester a realizar buscas no subsolo do estacionamento, que fica localizado no centro da cidade. A descoberta dos ossos em setembro, surpreendeu toda a equipe por conta de sua condição: tratava-se do esqueleto com deformações na coluna e ferimentos que poderiam indicar um assassinato no campo de batalha.

Ao cair no conhecimento da imprensa, o caso acabou ganhando grande repercussão sobre a possibilidade dos ossos pertencerem ao famoso monarca. Agora, o objetivo dos cientistas com essa nova descoberta é aprofundar um estudo sobre os últimos anos do reinado de Ricardo III.

Redação O POVO Online com informações da AFP

TAGS