Participamos do

Descoberta no Vietnã nova espécie de rã voadora

18:15 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma cientista australiana que descobriu uma nova espécie de rã voadora perto da Cidade Ho Chi Minh, no Vietnã, e a batizou com o nome de sua mãe, informou esta terça-feira, 15, que sua descoberta, na verdade, foi bem mais especial do que tinha pensado anteriormente.

A rã voadora de Helen foi descoberta em 2009 por Jodi Rowley, especialista em anfíbios do Museu Australiano de Sydney, durante visita de campo às florestas do entorno da cidade antes conhecida como Saigon.

Rowley tinha pensado que a rã voadora, então denominada de vampira por possuir membranas nas patas que lhe permitiam saltar ou planar sobre a floresta, pertencesse a uma espécie familiar, quando ela a avistou sentada sobre o tronco de uma árvore, às margens de uma trilha.

Foi só em uma viagem posterior, quando ela viu um espécime do tipo original da rã em outra região do Vietnã, que ela percebeu que a criatura que ela tinha descoberto era diferente.

"A nova espécie tem barriga branca brilhante e a parte clara dos olhos branca, enquanto a espécie que eu pensei que pertencesse a esta - na verdade um parente próximo - tem barriga amarelo limão e a parte clara dos olhos amarelada", disse Rowley à AFP.

"Também há diferenças nas cores das palmas, das coxas, e ao olharmos para seu tipo corporal, ela parece maior do que outras espécies", acrescentou.

Exames de análise molecular confirmaram as suspeitas de Rowley e ela teve a honra de batizar a nova espécie 'Racophorus helenae', ou rã voadora de Helen, em homenagem à sua mãe, que recentemente foi diagnosticada com câncer de ovário.

A cientista afirmou que a espécie "grande e impressionante", com 10 centímetros de comprimento, foi uma descoberta surpreendente nas florestas que cercam os arrozais, nos arredores de Cidade Ho Chi Minh, a mais populosa do Vietnã.

"O que é raro sobre esta descoberta em particular é o fato de que eu encontrei um indivíduo sozinho a menos de 90 km do centro de Cidade Ho Chi Minh, uma das maiores cidades do sudeste da Ásia", disse Rowley.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente