PUBLICIDADE
Notícias

Nasa registra lava correndo entre vulcão, na Rússia

O vulcão entrou em erupção no dia 27 de novembro, após permanecer 35 anos "dormindo"

13:45 | 05/12/2012
NULL
NULL

Uma imagem do vulcão russo Plosky Tolbachik, feita pela agência espacial americana (Nasa), foi divulgada na última terça-feira. Ela mostra com nitidez a lava correndo entre a estrutura geológica.

Localizado no extremo leste da Península de Kamchatka, na Rússia, o vulcão entrou em erupção no dia 27 de novembro, após permanecer 35 anos "dormindo". As nuvens de cinzas expelidas pelo Plosky chegam a alcançar mais de 3 mil metros de altura.

Para compor a imagem foi preciso a junção de uma captação feita pelo satélite Terra, no dia 19 de julho e outra feita na noite da última segunda-feira, com o auxilio de uma câmera de infravermelho.

É possível identificar em vermelho o que seria a vegetação da região. Antigos rios de lava estão em cinza, enquanto a neve nas extremidades é branca. A lava em amarelo apareceu com grande evidência na última imagem, feita esta semana.

A lava do Plosky já destruiu duas estações científicas próximas e as escolas das vilas da área já foram fechadas por precaução. As informações são da AFP.

Redação O POVO Online

TAGS