PUBLICIDADE
Notícias

Maior telescópio é inaugurado com linda imagem de Nebulosa

O instrumento é o mais recente da organização astronômica e já é considerado o maior do mundo. A Nebulosa da Carina fica a 7500 anos-luz da Terra

14:07 | 10/12/2012
NULL
NULL

O novo telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), o VLT Survey Telescope, fez sua inauguração com o registro da Nebulosa de Carina, em imagem divulgada na última sexta-feira.

Veja também: Telescópio registra Nebulosa da Gaivota

O instrumento é o mais recente da organização astronômica e já é considerado o maior do mundo. Ele foi instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile e inaugurado no Instituto Nacional de Astrofísica italiano (INAF), no Observatório de Capodimonte, em Nápoles.

O VLT Survey Telescope foi construído com a finalidade de mapear o céu com rapidez, gerando resolução de qualidade. Ele possui 2,6 metros, contando com uma grande câmera de 268 megapixels.

Para sua inauguração, a equipe responsável pelo instrumento planejou uma imagem extraordinária da Nebulosa da Carina, berço estelar que fica a 7500 anos-luz da Terra, no coração da Via Láctea. O VST trabalhou na captação das imagens desde o dia 5 de junho.

Registros mais recentes foram reunidos com a primeira observação, formando a imagem divulgada na última sexta.

A Carina é formada por poeira e gás devido a Eta Carinae, estrela que já foi a segunda mais brilhante do céu por volta do ano de 1840. Na imagem, as partes em vermelhos demonstram as regiões onde há intensa radiação ultravermelha emitida pelas estrelas jovens. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS