PUBLICIDADE
Notícias

Asteroide passa próximo à Terra, mas não há risco de colisão

O asteroide Toutatis passa pela Terra a cada quatro anos. Os astrônomos esperam continuar com as avaliações para obter mais conhecimento sobre sua rotação e trajetória

14:12 | 13/12/2012
NULL
NULL

Segundo astrônomos da agência espacial americana (Nasa), um asteroide voa quase na mesma órbita que o planeta Terra, mas não haverá possível impacto, pelo menos por algumas centenas de anos, afirmaram na última quarta-feira.

O asteroide Toutatis, que passa pela Terra a cada quatro anos, registrou na última quarta-feira aproximação de cerca de 7 milhões de quilômetros, 18 vezes mais longe do que a Lua.O comunicado do astrônomo Lance Benner deixou claro que "não há perigo de colisão com a Terra".

O Toutatis possui 4,3 quilômetros e circula o Sol em uma órbita muito alinhada com a Terra, o que pode ser um potencial perigo para o futuro.

O primeiro registro do asteroide foi feito no ano de 1934, tendo sua orbita confirmada em 1989. A ocasião em que a pedra teve maior proximidade com a Terra foi no ano de 2004, passando pelo planeta apenas quatro vezes mais longe do que a Lua.

Os astrônomos esperam continuar avaliando o Toutatis para obter mais conhecimento sobre sua rotação e trajetória, mesmo tendo consciência de que por agora, o asteróide não irá colidir coma Terra durante centenas de anos. As informações são da agência Reuteirs.

Redação O POVO Online

TAGS