PUBLICIDADE
Notícias

Maior ejeção de matéria expelida por buraco negro é observada

Nunca na história um jato tão energético foi observado em um núcleo galáctico alimentado por um buraco negro de grande massa, o que os astrônomos chamam de quasar

14:05 | 28/11/2012
NULL
NULL

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) observaram a maior ejeção de matéria já registrada vinda de um buraco negro, segundo divulgação nesta quarta-feira, 28. O fenômeno foi captado graças a ajuda do supertelescópio óptico "Very Large Telescope" (VLT).

Nunca na história um jato tão energético foi observado em um núcleo galáctico alimentado por um buraco negro de grande massa, o que os astrônomos chamam de quasar. Os quasares costumam liberar grandes quantidades de massa vindas de determinado buraco negro. Esse fenômeno é parte do processo de evolução das galáxias.

Os buracos negros são conhecidos de forma geral por atrair matéria, no entanto, um quasar alimentado pelo buraco possui a capacidade de puxar parte dessa matéria em torno de si e expulsá-la em alta velocidade. Para ter uma noção dessa velocidade, o jato de matéria descoberto pelos astrônomos da ESO estava a cerca de mil anos-luz de distância do buraco negro situado no quasar que o expeliu.

De acordo com a chefe da equipe de pesquisadores da ESO, a energia dissipada elo jato observado é equivalente a dois trilhões de vezes a liberada pelo Sol, e cem vezes a energia total liberada pela Via Láctea.

Redação O POVO Online

TAGS