PUBLICIDADE
Notícias

Cientista afirma que inteligência humana está regredindo

Apesar de muitos acreditarem que a inteligência da humanidade evoluiu muito, Cabtree discorda ao dizer que essa Inteligência já atingiu seu ápice a milhares de anos atrás

15:33 | 20/11/2012
NULL
NULL

Um cientista universidade de Stanford, na Califórnia afirma que a inteligência humana está regredindo. Ele apresentou a teoria em uma publicação científica intitulada "Nosso frágil intelecto".

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a inteligência da humanidade evoluiu muito, pois hoje ela permite a criação de eletrônicos e equipamentos inimagináveis na época de nossos ancestrais, Cabtree discorda ao dizer que essa Inteligência já atingiu seu ápice a milhares de anos atrás. Um dos argumentos seria a questão da sobrevivência, que se tornou fácil demais.

Segundo o cientista, a inteligência em si se desenvolveu quando o homem pré-histórico teve que driblar uma série de fatores para garantir sua vida, usando como exemplo principal dessa situação a "seleção natural" de Charles Darwin.

"O desenvolvimento de nossas habilidades intelectuais e a otimização de milhares de genes ligados à inteligência provavelmente ocorreram em grupos dispersos, sem muito domínio da linguagem, antes de nossos ancestrais emergirem da África", diz Cabtree num comunicado à imprensa. De acordo com o estudo, os genes que determinam a inteligência costumam passar por mutações ao longo do tempo por serem frágeis.

Na época das cavernas, apenas os que tinham essa evolução genética possuíam capacidade de sobreviver, promovendo um aprimoramento da espécie. Atualmente, essa evolução é dificultada pela comodidade que se encontram as organizações sociais, contribuindo dessa forma ara uma não-seleção dos genes mais fracos.

A hipótese polêmica de Cabtree, no entanto, não é bem aceita por outros cientistas fundamentados na argumentação de que não há provas para que essa afirmação seja comprovada.

Redação O POVO Online

TAGS