PUBLICIDADE
Notícias

Astrônomo amador detecta supernova na Irlanda

Há dois anos, Dave Grennan havia descoberto uma supernova da mesma forma. De acordo com o Huffington Post, elas são as únicas registradas no País até hoje

17:11 | 03/09/2012
NULL
NULL

Enquanto observava o céu, um astrônomo amador detectou uma supernova na Irlanda. Dave Grennan, de 41 anos, presenciou o fenômeno por meio de um telescópio em seu jardim.

Há dois anos, Grennan havia descoberto uma supernova da mesma forma. De acordo com o Huffington Post, elas são as únicas registradas no País até hoje.

O homem, que também é desenvolvedor de software, conta que quando descobriu o fenômeno procurou checar se mais alguém no mundo havia registrado a supernova.

Ao perceber que ele tinha sido o único à detectar o fenômeno, Grennan entrou em contato com a União Astronômica Internacional, que reconheceu e catalogou a descoberta.

As supernovas são explosões estelares de corpos de estágio evoluído. A explosão descoberta por Grennan era de uma estrela 100 vezes maior que o sol e ficava em outra galáxia. A estimativa é que a luz dessa supernova tenha levado 120 milhões de anos para chegar ao nosso planeta. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS