PUBLICIDADE
Notícias

Arquiteto italiano desenha o maior jardim vertical do mundo

O jardim ajuda a regular a temperatura no shopping de Rozzano e, ao reduzir a incidência direta da luz do sol, auxilia na manutenção baixa do consumo de energi

17:50 | 18/09/2012
NULL
NULL

MILÃO, 18 Set 2012 (AFP) - Um shopping center perto de Milão reivindica um recorde incomum, o de ser o maior jardim vertical do mundo, cobrindo uma superfície de 1.263 metros quadrados com um total de 44.000 plantas.

O imenso jardim, inaugurado em 2010, mas só certificado como um recorde esta semana, foi desenhado pelo arquiteto Francesco Bollani, que chefiou uma equipe criativa que incluiu um escritório de arquitetura de Montpellier (França).

"Levamos um ano para desenvolver as plantas em uma estufa e 90 dias para construir a fachada", disse Bollani à AFP. "Foi como montar um Lego gigante!", comparou.

O recorde anterior era de um jardim de Madri, que cobria uma área de 844 metros quadrados.
"Isto é arquitetura sustentável, capaz de combinar beleza e economia de energia, enquanto respeita o meio ambiente", elogiou o diretor do shopping center, Simone Rao.

O jardim ajuda a regular a temperatura no shopping de Rozzano e, ao reduzir a incidência direta da luz do sol, auxilia na manutenção baixa do consumo de energia.

Ele também absorve o dióxido de carbono e reduz ao mínimo o ruído ambiente.

O arquiteto francês Le Corbusier foi um dos primeiros a conceber um jardim vertical, em 1923, e a ideia se tornou muito popular nos círculos da arquitetura.

Bollani explicou que sua versão foi mais fácil de construir e desmontar porque o jardim é feito de pequenos contêineres metálicos.

No entanto, isto tornou o jardim mais caro do que os que resultam de métodos tradicionais, com um custo total de um milhão de euros (US$ 1,3 milhão), afirmou.

TAGS