PUBLICIDADE
Notícias

Observatório capta nebulosa escura

A princípio, os pesquisadores achavam que a área correspondente a Nebulosa do Cachimbo era apenas uma região sem estrelas

18:32 | 16/08/2012
NULL
NULL

A imagem de uma nebulosa escura foi divulgada nesta semana pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Ela é conhecida como Nebulosa do Cachimbo, ou Barnard 59, e fica a 700 anos-luz da Terra, na constelação de Serpentário.

Veja também: Telescópio flagra galáxia rodeada por nebulosa

As nebulosas, que são denominadas berçários estelares, costumam ser bastante estudadas por astrônomos. A Nebulosa do Cachimbo é considerada uma “nebulosa escura”.

A princípio, os pesquisadores achavam que a área correspondente a Nebulosa do Cachimbo era apenas uma região sem estrelas. As regiões negras, porém, são camadas espessas de poeira interestelar, que acabam bloqueando o brilho das estrelas ao redor.

A prova de que a região é sim repleta de estrelas foi tirada a partir da análise feita pelos estudiosos a partir da imagem captada pela ESO. No centro da poeira negra é possível identificar pontos de luz, correspondentes a estrelas recém- nascidas,o que confirma a presença de muitas outras.

Ao observar com atenção a imagem é possível ainda identificar traços suaves nas cores azul, verde e vermelho. Eles são correspondentes a pedaços de rocha e metal, conhecidos como asteróides. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS