PUBLICIDADE
Notícias

Cena teatral do Nordeste se encontra em Guaramiranga

19:36 | 24/08/2016
NULL
NULL

Espetáculos voltados para públicos de todas as idades integram as mostras do 23° FNT - Festival Nordestino de Teatro, que acontece de 03 a 10/09 em Guaramiranga. Mostras “Nordeste”, “Nordeste Universitária”, “Palco Ceará”, “FNT para Crianças”, “Ceará Convida” e “Palco Giratório/Sesc” compõem a programação, que abrange ainda “Ciclo de Debates” sobre os espetáculos, oficinas, cortejos e outras atividades.


Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apresentado pela Coelce, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.


[FOTO1]

Dia de Maracatu

O bairro Vila Velha será palco, neste mês de agosto, de mais uma edição do projeto “Dia 25 é dia de Maracatu”. Nesta quinta-feira (25/8), às 18 horas, toda a beleza e tradição do “Maracatu Nação Pici” irá animar o público da Praça Valdir Campos de Vasconcelos, conhecida como Praça do Polar.

Além do cortejo, o público que for conferir a apresentação irá assistir a coroação da rainha. A programação também contará com um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), que traduzirá o evento para o público surdo que estiver presente no local.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o “Dia do Maracatu” e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio da Accece, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

“Durante muito tempo, apesar da beleza e da importância histórica e cultural, o Maracatu era vivenciado em Fortaleza somente no período de Carnaval. O projeto “Dia 25 é Dia de Maracatu” veio dar visibilidade e democratizar o acesso a essa manifestação, além de envolver a cidade de Fortaleza no contexto da celebração, visando a difusão e o fortalecimento dos maracatus locais”, destaca a Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Graça Martins.

Sobre o Maracatu Nação Pici

A história do “Nação Pici” remonta ao ano de 2003, quando um grupo de alunos da EMEIF Adroaldo Teixeira Castelo recebeu o convite para participar do “2° Festival de Artes” realizado pela Prefeitura de Fortaleza. O “Maracatu Nação Pici” nasce então como uma homenagem ao bairro e à comunidade. Com o tempo, o grupo ganhou corpo, cresceu e se multiplicou, ultrapassando assim os muros da escola.

Coordenado por José Lúcio Queiroz Júnior e presidido pelo arte e educador Carlos Brito, o Maracatu Nação Pici conta hoje com integrantes de outros bairros adjacentes e possui cerca de 200 componentes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, que, no início, tinham a ideia de brincar durante o período carnavalesco. Atualmente se apresenta em diversos eventos pela cidade.

Serviço:
Dia 25 é Dia de Maracatu

Data: Quinta-feira (25/8), às 18h
Local: Praça Valdir Campos Vasconcelos (Praça do Polar – Av. Mozart Pinheiro de Lucena c/ Rua Ten. Eliezer Costa – Conjunto Polar/Vila Velha) Fortaleza
Informações: (85) 3105.1386 / 3105.1291


Secretário de Turismo faz evento na Colômbia

O secretário Municipal de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos cumpre agenda esta semana, na Colômbia. O objetivo é convidar agentes e operadores de viagem, das quatro principais cidades do país, para participarem de ações de capacitação que serão realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), em parceria com a ABIH-CE e Companhias Aéreas, no próximo mês, na Colômbia.

A ação é uma extensão do projeto Fortour, que busca preparar profissionais que vendem o destino, para potencializar as vendas do produto e aumentar o fluxo turístico na capital cearense.

Segunda-feira, o secretário visitou o Centro de Convenções de Cartagena, onde acontece  a Feira de Automóveis do Caribe. Cartagena é o portão de entrada de todos os carros importados de outros países. Cidade de grande potencial, com refinaria, estaleiro e fábricas. O turismo corresponde a 60% da economia local.

“Ao todo são mais de mil profissionais que receberão a capacitação através de palestras, visitas técnicas, rodadas de negócios. No Brasil estamos trazendo os agentes “in loco”, já no exterior passamos pelas principais cidades dos países. Em maio estivemos na Argentina, essa semana estaremos em Cartagena, Bogotá, Medelin e Cali”, explica o secretário Erick Vasconcelos.

A programação começa no dia (22/08) e segue até a sexta-feira (26/08), com visitas aos principais operadores e agências de viagem das três cidades.

Ainda na ocasião, o secretário Erick Vasconcelos se reunirá com Bertha Gadelha, diplomata responsável pelos temas de promoção comercial e de turismo na Embaixada do Brasil em Bogotá.

O setor de turismo da Embaixada do Brasil em Bogotá, criado em 2005, tem como objetivo principal promover na Colômbia os destinos turísticos tradicionais e não tradicionais do Brasil, tarefa esta que desenvolve por meio da coordenação das atividades do “Comitê Descubra Brasil” (CDB), formado por operadores e agências de viagem.

“Nosso objetivo é aproveitar a ação e divulgar ao máximo os atrativos de Fortaleza e de todo o Estado. Vamos treinar, capacitar as pessoas que vendem os pacotes. O contato com o Consulado será essencial para levar o Fortour para todo o país”, explica o secretário.

Feira internacional inova e lança o projeto Embaixador Festuris

Ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 19, em Porto Alegre, o lançamento da campanha Embaixador Festuris. A diretora de feira internacional, Marta Rossi, reuniu-se na Churrascaria Freio de Ouro, com mais de 25 promotores de turismo do Rio Grande do Sul para apresentar um projeto que busca adesão destes profissionais como um canal entre a feira e os agentes de viagens. A intenção principal é valorizar os promotores concedendo aos que aderirem a campanha o título de Embaixador do Evento, com um certificado e selo para uso em seus materiais profissionais.

Os embaixadores divulgarão o evento para os profissionais que trabalham com o turismo durante a suas visitas na capital e interior. Durante a feira, que ocorre em novembro, na coletiva nacional de imprensa, será divulgado o nome de um escolhido que receberá o título de “Embaixador Honorário do Festuris”.

“O Festuris possui 28 anos e sempre buscamos estar próximos do mercado e de seus profissionais. Na verdade os promotores de turismo do Rio Grande do Sul e do país já atuam como embaixadores do evento, promovendo e fomentando a feira. Estamos potencializando esta parceria e dando a eles o título mais que merecido”, destaca a executiva.

Os promotores se mostraram muito receptivos à campanha e 12 profissionais já assinaram sua adesão e estão aptos a usar o título de “Embaixador Festuris”, a partir do mês de setembro. A ideia da direção da feira é estender a campanha para os demais estados do país nos próximos meses.

Campanha o Festuris é do Agente

Recentemente o Festuris também lançou a campanha “O Festuris é do Agente”. Esta ação oferece estada com valores abaixo do mercado para o período de 3 a 6 de novembro, em hotéis parceiros do evento, credenciamento free para a feira, transfer gratuito para Gramado com saídas de Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo, transporte dos hotéis para a feira, visitação aos parques Terra Mágica Florybal, Museu de Cera, Harley Motor Show, Super Carros, Hollywood Dream Cars e Parque Vale dos Dinossauros, desconto de R$ 20 no passaporte do Snowland e degustação e desconto de 15% na fábrica e lojas do chocolate Planalto. As inscrições para o Festuris - Feira Internacional de Turismo estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.festurisgramado.com.
[FOTO2]

São Joaquim: a qualidade de vida na terceira idade

Cerca de 13% da população brasileira têm 60 anos ou mais. O dado revelado pelo IBGE mostra que a expectativa de vida cresceu no país e, com isso, a necessidade de olhar para essa parcela da população e para a sua qualidade de vida de uma forma diferente. Essa é justamente a proposta da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, localizada no município de Carapicuíba, em São Paulo, que está completando 10 anos e já atendeu quase mil idosos por meio de um método único de envelhecimento pleno, que integra o corpo e a mente.

A legislação voltada à população idosa no Brasil já está bastante avançada em sua concepção, tendo sido influenciada pelas diretrizes do Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento da ONU, estabelecido em Madrid, em 2002. A partir dessa incorporação de diretrizes internacionais, o Marco Legal no Brasil criou o Estatuto do Idoso, em 2000, e a Política Nacional da Saúde da Pessoa Idosa, em 2006.  Com isso, começou a ocorrer uma transformação na visão do idoso como vulnerável e dependente para uma imagem mais ativa e saudável, que privilegia sua autonomia e participação social.

XXI Convenção Nacional da Soamar

Cumprindo programação prevista no “Estatuto da Sociedade dos Amigos da Marinha – Soamar Brasil”, nos próximos dias de 17 a 20 de novembro, do corrente ano, a cidade de São Luís, Marase revestirá de maior encantamento, na medida em que o Comandante da Marinnhão, sediará a “XXI Convenção Nacional da Soamar”, além do “II Encontro Nacional de Presidentes de Soamar”, este último evento convocado pelo Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha do Brasil. O primeiro evento, obrigatoriamente, é realizado de dois em dois anos, na cidade em que reside o Vice-Presidente da Soamar-BRASIL, quando este, em ato solene, presidido pelo Comandante da Marinha do Brasil, assumirá a Presidência da nossa instituição maior. Este ano, a solenidade de posse ha presidirá também o “II Encontro Nacional de Presidentes de Soamar”.

 

PAINEL

•    Recebemos do general de divisão Estevam C. Theóphilo G. de Oliveira, comandante da 10ª Região Militar, convite para as comemorações, no 23º BC, à 9 horas, de hoje, 25 de agosto, solenidade militar alusiva, ao  Dia do Soldado. No shopping center RioMar, inaugurada, sábado, 20 de agosto, exposição de material do Exército.       

•    A “44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa” acontecerá entre os dias 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

•    Aviação acumula um ano de retração e recuo no fluxo de passageiros. A demanda por voos domésticos das integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) atingiu o 12º mês de retração.

•    Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, convida para a apresentação da sua edição 2016, no dia 25 de agosto de 2016.

•    Embratur comemora recorde de 541 mil turistas estrangeiros na Olimpíada. Rio-2016 ultrapassa previsão inicial de 400 mil turistas estrangeiros durante o evento.

•    Na madrugada da última terça-feira (23), 50 papagaios foram devolvidos à natureza no sertão nordestino. As aves foram resgatadas ao longo das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e vão se juntar a outros 116 mil animais já reabilitados e reintegrados à vida selvagem. Entre eles veados, cobras, aves, tatus e calangos.
 

TAGS